Apesar de as expectativas das vendas estarem muito abaixo do esperado, a Capcom não joga a toalha e pretende dar a volta por cima criando mais conteúdo para o maior ícone dos jogos de luta de todos os tempos, Street Fighter V. Um game que foi vitimado pela própria falta de tradicionalidade, transformado em um jogo voltado para o e-sports, perdendo a essência clássica quanto ao solo player e outros modos, como o Dramatic Battle.
Como Yoshinori Ono não é bobo nem nada, está escutando os fãs e pretende tentar corrigir os erros anteriores para tentar pelo menos duplicar o faturamento com o título, que já foi prejudicado pela falta da versão Xbox One, além dos tropeços amadores difíceis de engolir. A roda de apostas da especulações já esta girando e mostraremos as cinco maiores possíveis mudanças para as seguintes temporadas, começando pela de 2017.
Personagens novos e clássicos voltando
O mais garantido, após o teaser do temido Gouki/Akuma, é o anúncio de mais cinco personagens novos e também a disponibilidade de mais trajes e cenários antigos que apareceram em Street Fighter II, III e saga Zero. Algumas imagens das roupas de Alex e Ibuki já foram mostradas, junto da arena da Tailândia, antigo final do segundo game da série. Mesmo com a Capcom colocando para 2017 esses lutadores novos mostrados no trailer, o hype dos fãs está voltado para os antigos, que querem o jogo “o mais 3rd Strike possível”, enquanto a empresa deseja que ele seja o mais amigável para casuais, algo que o título mencionado não é.
Alguns nomes mais citados para retornarem:
- Oro: de Street Fighter III, que aparece muito nas histórias individuais;
- Necro: muito solicitado pelos nostálgicos jogadores de 3rd Strike, ele está também no cenário de Halloween;
- Crimson Viper: de Street Fighter IV, desejada pelos fãs e aparece muito nas histórias individuais;
- Abel: de SF IV, é presença frequente no Story Mode geral, com uniforme mesclado entre soldado Shadaloo e seu clássico DoGi azul;
- Sakura: da saga Zero, aparece nas histórias individuais e rival próxima de Karin;
- Cody: da saga Zero, não é citado em nenhuma parte do jogo, mas as viúvas do presidiário entediado sofrem pela sua ausência no jogo.
Arcade Mode
O maior impacto negativo possível para os jogadores fiéis foi a franquia que criou a rota de desafios até o chefe final, chamado de Arcade Mode, ter ficado sem esta modalidade, sempre a mais esperada por todos. O modo traz não só o desafio de vencer a CPU, mas os possíveis Bonus Stages, personagens secretos e, lógico, quem será o chefão final da vez, mistério sempre guardado para aumentar o hype violentamente.
Apesar de a Capcom ter confirmado o retorno do Arcade Mode já em meados de 2016, certamente só veremos algo em 2017, como grande evento parecido com o que foi o Story Mode geral, A Shadow Falls.
Escolha de Critical Arts
Critical Arts são os Super Combos, os especiais de cada personagem, a técnica mais forte, que voltou a ser uma só, como em 1995, quando debutaram em Super Street Fighter II X (Turbo no Ocidente). Como citado anteriormente, a Capcom está atendendo o pedido dos fãs do jogo ser o mais próximo de 3rd Strike possível, e certamente espera-se mais C.A.s no ano que vem, como ocorreu com o quarto game, que teve adição de Ultra Combos e até uma do Focus System, e permanência no chão após derrubado, na última atualização do título.
A adição de C.A.s aumentará as possibilidades de modos de jogo com o mesmo personagem, fator importante para este título com menos da metade de personagens jogáveis, se comparado com Ultra SF IV
Versão Mac
Não é nenhuma novidade que os computadores ganharam o mesmo nível de importância que os consoles para a indústria e o mercado de games, principalmente agora que o foco é transformar o modo Multiplayer dos títulos em competitivo para torneios. Dada a limitação de vendas devido à exclusividade nos consoles e a saudade dos personagens de Street Fighter IV, o jeito é expandir para outros sistemas operacionais além do Windows, e certamente, o Mac pode receber sua versão do game em 2017.
Apesar de os computadores com esse sistema operacional não serem tão tradicionais para jogos online (ninguém fala de Mac Master Race!), ele recebe muitos jogos, e tradição é algo que se cria, depende dos usuários. Certamente, nas máquinas da Apple, não haveria a versão Low Spec disponível…
Um chefe final
Apesar de no modo história termos Vega/M. Bison como chefão final de novo, também vemos Gill, da saga Street Fighter III, e com novas temporadas a serem vendidas, certamente um chefão ainda não disponível seria uma grande jogada. Alguns poucos especulam entre Akuma/Gouki na forma Oni como chefe final, mais pessoas falam de Gill ou ainda um personagem novo que nunca esteve em nenhum anterior, mas possivelmente citado no Story Mode ou tendo aparecido nas ilustrações liberadas no Capcom Fighting Network frequentemente.
Certamente existem mais do que cinco especulações, mas agrupamos as que possuem mais possibilidade de acontecerem, que não sejam somente viagem de fanboy. Alguns sites (além da própria Capcom) já estão promovendo enquetes de popularidade de personagens sobre o que mais sentem falta em Street Fighter V e quais personagens deviam regressar. Se cada Doll fosse adicionada de forma completa, apenas já seriam 12 novas lutadoras, por exemplo. O jeito é esperar pra ver e confiar que sejam boas notícias, ou não verão a cor do meu rico dinheirinho!