When’s Mahvel? Mahvel it’s then, Mahvel it’s NOW!!! Yeah baybee! Yeeeeaah!
Depois de incontáveis boatos ao longo dos últimos anos, luzes se apagando no fim do túnel, e montagens de fãs atiçando a chama da esperança; eis que durante o evento PlayStation Experience, que ocorreu no primeiro fim de semana de dezembro, enfim foi anunciada a aguardada continuação de uma das séries de jogos luta mais bem-sucedidas da história dos joguinhos: Marvel Vs Capcom: Infinite.
Na ocasião, apenas um teaser fora mostrado, sob a promessa de que mais tarde, no mesmo dia durante a final mundial da Capcom Cup 2016; teríamos um vídeo mostrando o gameplay do recém anunciado título. Dito e feito: após a última luta do campeonato de Street Fighter V, pudemos vislumbrar um pouco da jogabilidade e ter alguns insights do que nos aguarda.
O game parece estar muito no estágio inicial de desenvolvimento ainda, e é normal estranharmos a movimentação pouco polida dos personagens em meio à um visual mais cartunesco, além de uma paleta de cores um pouco escura – por ser um jogo que reúne os maiores super-heróis da Marvel e da Capcom, a coloração forte saltando aos olhos sempre foi uma característica marcante na série.
Rostos conhecidos e aparições aguardadas
Dentre os quatro primeiros personagens confirmados logo de cara, dois deles não poderiam ser outros senão Ryu (de Street Fighter) e Homem de Ferro. Atualmente, os dois são os maiores ícones de ambas as empresas que representam dentro do game, e deixá-los de fora seria simplesmente inaceitável. Contudo, durante o anúncio, dois outros personagens acompanharam estas figuras carimbadas citadas acima, trazendo um grande impacto e, ao mesmo tempo, uma agradável surpresa. Estamos falando aqui de X (de Mega Man X) e da Capitã Marvel.
Um destes dois personagens era absurdamente requerido pelos fãs há muito tempo – talvez desde sempre; enquanto que o outro veio para ficar de vez, e representa toda uma nova fase da companhia a qual veste a camisa. Não preciso nem citar a quem me refiro especificamente, não é mesmo?
Além desses quatro bonecos, no dia seguinte, um novo vídeo foi divulgado, desta vez apresentando mais dois personagens, um de cada lado do crossover: Morrigan (de Darkstalkers) e Capitão América. No trailer em questão, a jogabilidade pode ser melhor apreciada, e aqui temos a confirmação de que as lutas serão entre 2 contra 2. Este aspecto por si só, remete muito ao primeiro jogo da franquia Marvel Vs Capcom e também a Tatsunoko Vs Capcom. A única diferença, fica por conta do assistente, que aqui será substituído por uma Joia do Infinito.
As infinitas possibilidades de gameplay
Com a adição das Joias do Infinito na equação e a promessa de que elas serão selecionadas antes da partida começar (semelhante ao que ocorria em Marvel Super Heroes: War of the Gems), podendo ser posteriormente utilizada em batalha; um grandíssimo leque de opções de combate é aberto, e a imaginação floresce a mil com as infinitas possibilidades que serão agregadas aos combos e ataques especiais.
Claro, ainda não sabemos se cada um dos personagens poderá selecionar apenas uma quantidade especifica de Joias, ou se, mesmo podendo escolher qualquer uma dentre todas as seis ainda assim haverá alguma limitação do uso dos poderes. Tudo ainda é muito incerto, e há um longo ano pela frente, repleto de mistérios e anúncios. Mas imagine tudo que poderá ser feito, se considerarmos o que as Joias do Infinito são capazes de fazer?
Se você está dando mole e não sabe, ou não entende muito bem o que são esses poderosos artefatos, aqui vai uma breve explicação sobre estas seis gemas de poder imensuráveis e extremamente cobiçadas dentro do Universo Marvel:
- Joia do Poder: aumenta força e resistência, melhora virtualmente qualquer capacidade sobre-humana e manipula energia. Ela também fornece às outras gemas o seu poder / energia, tornando-as ainda mais fortes;
- Joia da Mente: concede habilidades psiônicas/psíquicas quase ilimitadas ao usuário, incluindo telepatia e telecinese.
- Joia da Alma: observa, ataca e até mesmo rouba a alma de um ser, seja este espiritual ou não. Também é usada para fazer um indivíduo voltar ao seu estado natural;
- Joia do Tempo: concede habilidade de viajar no tempo, e pode parar, abrandar ou acelerar o fluxo do tempo, além de acelerar ou retardar envelhecimento, ver o passado ou o futuro;
- Joia do Espaço: concede habilidade de viajar através do espaço, em especial por teletransporte. É capaz de interferir na movimentação de outros objetos;
- Joia da Realidade: altera a realidade;
Agora pegue na minha mão e imagine junto comigo o que personagens que antes, já eram tão poderosos, serão capazes de fazer com mais este artifício em mãos? Pelo que já foi revelado, cada Joia dará uma habilidade específica para o personagem, por exemplo, a do Tempo dará mais agilidade a um personagem originalmente lento e/ou muito grande, enquanto que a da Força concederá mais poder de dano a um personagem não tão forte, e uma Joia em específico dará ao personagem um poder especial que poderá mudar a batalha – provavelmente a da Realidade, ou a da Alma.
Imagina que maneiro se o Ryu utilizasse a da Realidade e se transformasse no Evil Ryu, soltando um Messatsu Goshoryu poderosíssimo no adversário? Ou ainda se o Homem de Ferro utilizasse a da Alma e, se efetivo, conseguisse roubar todo o HP do outro boneco…? Deixo ainda mais dois palpites: a Joia do Espaço poderia muito bem abrir portais durante a batalha, chamando um assistente aleatório para ajudar a abater seu inimigo com um strike; enquanto que a da Mente talvez seja usada para, momentaneamente, bloquear os próximos golpes inimigos, já que através de seu poder seria possível ler os próximos movimentos do oponente.
As possibilidades de move sets são tantas que a cabeça faz até pressão e explode com as ideias!
Desenvolvimento cuidadoso e ambicioso
Algo que também há de se levar em conta no desenvolvimento deste novo título, é que a produção está sendo feita por uma equipe interna da própria Capcom. Os últimos games de luta da empresa (TvC, SFIV, MvC3, UMvC3, e até mesmo SFV no começo) foram todos produzidos por grupos externos de desenvolvedores, e MvCI, após muitos e muitos anos, é o primeiro título do gênero que é feito inteiramente por uma equipe de dentro da companhia.
Na produção do game também está envolvido Peter “Combofiend” Rosas, que já foi um grande jogador competitivo no cenário de lutinhas e hoje faz aí uma ótima ponte entre a comunidade e o planejamento de combates na Capcom. Além dele, muitos outros membros chaves do time de desenvolvimento de jogos antigos da empresa, como Children of the Atom, Marvel Super Heroes, X-Men vs Street Fighter, Marvel Super Heroes vs. Street Fighter, e o primeiro MvC, estão trabalhando em MvCI. Por fim, temos ainda o produtor Mike Evans, anteriormente envolvido nos títulos USFIV, SFV e MvC3, que também está envolvido no projeto; e ambas as filiais da Capcom Japão e USA parecem estar trabalhando juntas neste título.
Sabe o que tudo isso significa? Que MvCI será, possivelmente, o primeiro game crossover de luta a receber suporte pós-lançamento, seja este voltado à manutenção online dos bonecos ou a adição periódica de novo conteúdo, semelhante ao que ocorre atualmente no cenário com Street Fighter V; já que agora, a Capcom não mais precisará recorrer à desenvolvedores externos para mexer no jogo quando necessário, melhorá-lo e/ou estabilizar algum aspecto de jogabilidade. Que mágico, não é?
Além do mais, o diretor criativo da Marvel Entertainment, Bill Rosemann, revelou que eles planejam dar muito foco à história do jogo. Segundo ele, uma nova era de campanhas single player focada em narrativa cinematográfica nos games de luta começarão a vir aí – o que não é tão novidade assim, mas se funcionar hoje em dia, GG.
Por falar em Marvel, a companhia está bastante ativa na produção deste título também, o que pode ser muito bom e também muito ruim. Explicando melhor: por um lado, a Capcom não mais precisará recorrer à incontáveis licenças, contratos e/ou cuidados na hora de colocar um boneco da gigante dos quadrinhos dentro do jogo. Agora que a companhia americana está junto da desenvolvedora japonesa nessa empreitada, poderemos ter personagens que sequer imaginávamos poder jogar um dia dentro do game, e uma narrativa com muitas referências e aparições que podem surpreender. Todavia… Isso significa que muitos outros rostos queridos que sempre marcavam presença na série versus, podem não dar as caras em MvCI.
Here comes a new challenger!
Como não poderia deixar de ser, temos que abordar aqui a polêmica que circunda MvCI, no que diz respeito à presença dos adoráveis X-Men no game. Foram eles que iniciaram essa franquia junto dos bonecos de Street Fighter, afinal, e agora com a briga pela propriedade intelectual e licença para uso dos Mutantes (e também do Quarteto Fantástico e do DeadPool) entre a Marvel e a Fox, pode ser que nenhuma dessas figuras apareça no novo título da Capcom.
Essa briga perdura desde pouco antes de 2010, quando MvC3 já tinha sido lançado, e isso não impediu que os X-Men ou o DeadPool aparecessem no game, e tampouco na atualização que foi lançada tempos depois, UMvC3. Porém, seis anos se passaram desde então, e as coisas se intensificaram um pouco entre a Fox e a Marvel Studios. Hoje, apesar de a Sony já ter cedido o Cabeça de Teia para a Casa das Ideias, a outra companhia em contrapartida se mantém firme em sua posição, e inclusive constantemente lança filmes novos das duas outras franquias, para manter seu poder sobre as propriedades (vide o reboot do Quarteto Fantástico lançado em 2015, e a nova trilogia dos Mutantes que começou com Primeira Classe, além dos filmes solos do Wolverine).
Isso despertou a fúria do presidente da Marvel Entertainment, e a partir dessa época, os X-Men, Wolverine e o Quarteto Fantástico estão aos poucos sendo minados das histórias em quadrinhos produzidas pela editora. Produtos licenciados que possuem personagens destas séries especificas, também deixaram de ser produzidos, e a palavra Mutante praticamente virou um tabu – abram alas para os Inumanos! Essa posição apenas intensificou a torta de climão entre as empresas, e claro, aumentou ainda mais o desagrado por parte dos fãs.
Outra coisa que pontua a aparição dos Filhos do Átomo e sua trupe como negativa em MvCI, é a questão do game ter sido oficialmente divulgado como um reboot da franquia… Ainda assim, apesar de tudo parecer desfavorável, a Capcom ainda não confirmou oficialmente que não veremos X-Men, Quarteto Fantástico ou DeadPool no jogo, o que pode (veja bem: pode!) ser algo bom. Significa que negociações ainda devem estar sendo feitas entre as grandes cabeças por trás destas empresas, e só nos resta mesmo é aguardar pelo que vem por aí.
Meu palpite? Bem, consideremos que o conceito de Multiverso dos quadrinhos ou do cinema Marvel seja utilizado no título; o que garante então que, no futuro, possa ser adicionado uma realidade in-game onde todos estes personagens que tanto gostamos e queremos ver, sejam adicionados…?
Outra esperança, e esta bem mais plausível, é a recém-anunciada (e inusitada) parceria entre Marvel e Fox para a produção da série “Legion”, além da adaptação de uma série dos Inumanos para a TV, pela ABC. Em algum ponto da história, alguém terá de ceder.
A volta dos que não foram
Recentemente, em um release enviado à imprensa, a Capcom anunciou que irá reviver alguns de suas franquias antigas e adormecidas. Segundo o comunicado, eles querem que MvCI abra alas para uma nova fase da empresa, onde eles irão lançar, além dos títulos principais do ano fiscal, também séries revitalizadas ou que estão com as IPs dormentes.
Se a ideia do Multiverso for realmente um caminho a ser seguido, muitas IPs, antigas, novas ou a princípio proibidas, podem realmente vir a fazer parte do título em algum momento.
Dado isto, deixo aqui alguns palpites de personagens que eu acharia bastante interessante de serem inseridos no jogo, por parte da Capcom (lembrando que alguns destes fazem parte de franquias que já apareceram em outros crossover antes, como por exemplo TvC e SNKvC, ou até mesmo já foram assistentes no primeiro MvC):
- Asura de Asura’s Wrath
- Regina ou Paula de Dino Crisis
- Gene, Belze ou Mr. Gold and Mr. Silver de God Hand
- Jedah ou Jon Talbain de Darkstalkers
- Sigma de Mega Man X (já estão especulando ele como vilão do jogo)
- Um personagem retirado de Dragon’s Dogma ou Monster Hunter
- Algum Ryu ou alguma Nina de Breath of Fire
- Leo, Tessa e/ou Mai Ling de Red Earth
- Daniella de Haunting Ground
- Ada e/ou Leon de Resident Evil
- Akira, Hinata e/ou Ran de Rival Schools
- Dante e/ou Nero de DMC4
- Simone de Cannon Spike
- Victor Ortega de Saturday Night Slam
- Date ou Yukimura de Sengoku Basara
- Vanessa Z. Schneider de P.N.03
- Dante de DmC: Devil May Cry
- Yomiel, Lynne e/ou Cabanela de Ghost Trick
- Princess Devilotte de Cyberbots
- Felry, Casber, Dakao e/ou Tanikura de Varth: Operation Thunderstorm
- Hannah e/ou Mess de Cadillacs and Dinosaurs
- Edward, Jack e/ou Rouge de Power Stone
- Jiggar ou Princess Tiara de Gaia Master
- Rashid e/ou Laura de Street Fighter (da leva de personagens novos)
- Samanosuke ou Jubei de Onimusha
- Nilin de Remember Me
- Ingrid de Capcom Fighting Evolution
Do lado da Marvel, meus palpites de personagens que podem pintar, ou que eu quero muito que sejam adicionados, são:
- Feiticeira Escarlate
- Pantera Negra
- Homem Formiga
- Nick Fury
- Maria Hill
- Loki
- Soldado Invernal (daria um ótimo match para o Spencer de Bionic Commando)
- Visão
- Ultron (também especulam como vilão)
- Senhor das Estrelas
- Drax
- Gamora
- Nebula
- Yondu
- Spider Gwen
- Viúva Negra (daria um match perfeito para a Ada Wong)
- Garota Esquilo
- Justiceiro (esse foi fortemente cogitado a ser adicionado no MvC3)
- Demolidor
- Rei do Crime (outro que foi fortemente cogitado em MvC3)
- Jessica Jones
- Homem Púrpura
- Luke Cage
- Noturno
- Blade (também foi fortemente cogitado em MvC3)
Ainda falando sobre a Marvel, é bem possível que retornem:
- Homem-Aranha (meio óbvio, né!)
- Venom (ou Carnificina)
- Hulk
- Thor
- Punho de Ferro
- Rocket Raccoon
- Doutor Estranho
- Gavião Arqueiro
- Taskmaster
- Nova
- Máquina de Combate
Agora, quem eu queria que voltasse pela Capcom:
- Strider Hiryu
- Amaterasu de Okami
- Captain Commando
- Jin de Cyberbots
- Hayato de Star Gladiator
- B. B. Hood de Darkstalkers
Salty Bets
Falando sobre o número de personagens total para uma primeira temporada, minha aposta reside na possibilidade de que será revelada uma nova dupla a cada mês, totalizando algo entre 24 a 30 personagens iniciais até o lançamento (previsto para o final de 2017, para PlayStation 4, Xbox One e PC).
Da leva de Mutantes e afins, os mais clássicos e que quase sempre marcaram presença, eram Cyclops, Wolverine, Storm, Rogue, Gambit, Magneto e Psylocke. Eu gostaria muito de ver a Jubilee no meio destes, mas é apenas porque gosto muito da personagem. Todavia, se tudo der certo e o bem vencer no final, ao menos três Mutantes dos citados acima, poderemos ver – nem que seja por DLC.
Pelo lado da Capcom, aposto que ainda serão anunciados: Chun-Li, Zangief, Akuma e Nash – a primeira por estar presente desde o primeiro jogo da franquia ao lado de Ryu, e o último porque, ele em especial, quase sempre apareceu nos jogos antigos da série, mesmo sendo uma mera silhueta.
E você, quais são as suas apostas para Marvel Vs Capcom Infinite? Comente o que você está achando até então do game, o que lhe agradou e o que você espera.