Uma semana ainda nem passou desde a virada do calendário e grandes rumores já estão circulando entre os fãs e apaixonados pelo clássico Warcraft 3. Lançando ao PC em 2002 pela Blizzard e com expansão acompanhada em 2003, o jogo de estratégia movimenta um cenário competitivo pelo mundo até hoje, trazendo vários torneios e campeonatos principalmente em território chinês. E é de lá que a comunidade Back2Warcraft está levantando informações quentes que incluem novidades ou até uma versão remasterizada que é pedida há muito tempo pelos fãs.
Embora não tenha especificado quais são as novidades, a equipe informou na madrugada dessa quinta-feira (5) que “2017 pode começar com um BANG gigantesco se os rumores que ouvimos forem verdadeiros”. No Facebook, eles complementaram que vão apurar mais as informações para discutir oficialmente as novidades com a comunidade.
A Back2Warcraft foi fundada em 2014 por um trio de narradores alemães que buscam reviver a comunidade ocidental de Warcraft 3: Frozen Throne. Desde então, eles cobrem os campeonatos orientais e estão incentivando os jogadores desse lado do planeta a voltarem para as batalhas estratégicas em Azeroth. Entre dezembro de 2016 e janeiro de 2017, o respeitado grupo também está na China por ajuda de financiamento coletivo para cobrir uma série de campeonatos presenciais com os melhores competidores chineses, russos e sul-coreanos.
É justamente no cenário oriental que a Blizzard foca a atenção para as medidas e mudanças em Warcraft 3. Em 2016, a empresa estreou com a NetEase uma plataforma exclusiva para os jogadores locais, esta que funciona como uma espécie de Garena ou Hamachi otimizado para os chineses e coreanos criarem partidas e campeonatos facilmente. Desde o início deste ano, a empresa também está coletando a opinião dos jogadores profissionais para saber quais são os pedidos mais urgentes e requisitados para o jogo.
Mas afinal, o que podemos esperar?
Antes de conversar sobre quais são as possibilidades futuras para o jogo, é bom informar o que a Blizzard já tem feito pelo jogo nos últimos anos. Em 2016, o estúdio lançou duas novas atualizações depois de um período de cinco anos sem novidades — muito embora as mudanças na época incluíssem apenas mais acessibilidade para os usuários de Mac e ferramentas para os editores de mapas.
No fórum oficial, os representantes da Blizzard já confirmaram pelo menos duas novas atualizações entre janeiro e fevereiro de 2017, estas demarcadas como “1.27c” e “1.28a”. O conteúdo foi apenas pincelado por eles, incluindo a correção de bugs das atualizações anteriores e uma otimização do consumo da CPU em máquinas mais novas.
Embora isso não seja uma grande novidade aos fãs, a empolgação da Back2Warcraft diretamente do cenário chinês aponta que a Blizzard já está de olho em alguns dos pedidos frequentes para o jogo. Na lista a seguir, você identifica algumas das requisições mais frequentes e o nível de “possibilidade” que elas podem estrear em Warcraft 3:
- Atualização de balanceamento: com grandes chances de estreia, um “patch” de equilíbrio é cobrado pela comunidade há anos, sem falar que um balanceamento do jogo não foi coberto nas últimas atualizações e é um dos pontos mais cobrados pela Back2Warcraft. Embora as quatro raças tenham suas vantagens e desvantagens, muitos profissionais apontam o domínio atual dos jogadores humanos sobre os orcs, elfos e mortos-vivos;
- Novos mapas competitivos: esta é outra grande possibilidade, visto que a Blizzard parou com os seus campeonatos oficiais desde 2010 e os mapas competitivos ficaram estagnados desde então. Assim, a comunidade ficou responsável de criar, equilibrar e atualizar a lista de mapas competitivos — mas novidades podem aparecer nesse quesito;
- Novos heróis, itens ou unidades: embora nosso medidor esteja beirando entre médio e fraco, esta é uma reivindicação frequente da comunidade. Os esforços atuais da Blizzard apontaram muito para adaptar o jogo aos novos sistemas e máquinas, não demonstrando ter uma equipe dedicada para criar novos conteúdos nessa plataforma que já é antiga para muitos desenvolvedores;
- Warcraft 3 HD: embora extremamente requisitado, esta é uma possibilidade média/fraca no momento. A Blizzard já deu indícios disso e abriu vagas em 2015 em busca de responsáveis em “restaurar a glória” dos games clássicos, mas não há muitas novidades sobre esta parte desde então. Fica a esperança.
- Warcraft 4? Muitos fãs pedem e até a própria comunidade brinca com a possibilidade, mas anúncios explosivos dessa forma são reservados para grandes eventos da indústria e até na própria BlizzCon, acontecendo anualmente entre setembro e novembro. No mínimo, teríamos que esperar muito até isso se concretizar.
Nesta chuva de possibilidades e rumores, esperamos pacientemente as confirmações sobre essas “novidades quentes” quem estão pra chegar neste clássico da Blizzard — mesmo depois de anos do seu lançamento. Aliás: Warcraft 3 comemora 15 anos de história no dia 3 de julho de 2017, então esta é só mais uma das oportunidades da empresa voltar as atenções do público para este título que reuniu fãs de MOBA e estratégia em partidas enlouquecidas por LAN houses e pela internet. Fica a dica, Blizzard.
Por acaso gosta do jogo e quer acompanhar novamente o cenário de WC3 ou ainda busca discutir mais sobre as novidades ou sobre o jogo? A comunidade brasileira está se reunindo em um grupo de Facebook para se marcar jogatinas e aquecer discussões — e o link você encontra aqui.