Dentro do mundo dos jogos, o setor mobile é, sem dúvida, o mais competitivo. Com um mercado cada vez mais lotado de propostas e novidades, um título que é sucesso hoje pode ser completamente esquecido, com outro tomando seu lugar, e assim por diante. Investimento, atratividade para o jogador e, acima de tudo, um bom timing são os aspectos necessários para quem quiser seguir em frente. Marcas que a I Got Games acredita possuir ao iniciar suas operações no Brasil.
Ao desembarcar no país em dezembro do ano passado, a companhia de Cingapura trouxe consigo Lords Mobile, seu principal título. E, junto com isso, a experiência com a presença em mais de 200 países e a noção de que, para sobreviver em um cenário competitivo, assim como no caso dos personagens do próprio título, é preciso se reinventar.
No game, os jogadores criam um reino do zero e trabalham para que ele cresça. Além da coleta de recursos e construção de estruturas, é preciso também se proteger, pois inimigos sempre estão nos portões. Heróis fazem às vezes de cavaleiros de elite, enquanto soldados comum representam a principal linha de defesa. Estratégia e cuidado são essenciais, assim como uma boa dose de estratégia no uso de itens especiais.
A festa começou cedo. Logo no lançamento, a empresa já distribuiu centenas de pacotes de incentivos adicionais para os jogadores, além de ter feito parcerias com influenciadores para espalhar a palavra sobre sua chegada. Lords Mobile é um jogo free-to-play, e como tal, a companhia sabe que precisa gerar interesse e criar conteúdo, de forma a montar uma comunidade que mantenha as engrenagens rodando.
Mesmo com seu DNA asiático, a IGG diz sentir-se em casa no mercado brasileiro. É o que fala Anderson Abraços, responsável pela empresa no Brasil e um dos nomes por trás da chegada ao nosso país. Para ele, o trabalho com profissionais brasileiros e uma boa quantidade de pesquisa foram necessários antes que a empresa viesse até aqui, o que fez com que ela percebesse que muito do que funciona lá fora também dá certo com o público nacional.
Anderson Abraços é o responsável pela operação brasileira da IGG
Um exemplo disso é o contato com a comunidade. Segundo Abraços, ouvir os pedidos dos jogadores e realizar eventos sempre foi o caminho ideal, e isso tem dado certo por aqui também. “Um jogo que não se atualiza morre rápido. Então, nossa missão é sempre criar o máximo de conteúdo possível, com foco em atender aos anseios da comunidade para gerar retenção de usuários.”
Enquanto isso, um fator primordial para muitas empresas que se aventuram pelo mundo mobile não foi sentido pela IGG. Para a companhia, o brasileiro não é avesso ao modelo free-to-play, no qual um jogo pode ser baixado de graca, enquanto a monetização vem da compra de itens e vantagens especiais.
Para Abraços, essa resistência é oriunda de um sistema comumente chamado de “pay-to-win”, onde o título até pode ser baixado de graça, mas a compra de artigos é essencial para o progresso. Segundo o executivo, o caminho para Lords Mobile é outro e está na criação de conteúdo acessível para jogadores casuais ao mesmo tempo em que os pagantes recebem vantagens reais em troca de seu dinheiro. É uma lógica que funciona, desde que todos tenham possibilidades de seguir em frente no título.
Mistura de mundos
Essa é uma dinâmica que se torna imprescindível quando vemos que Lords Mobile traz uma mistura de dois estilos que sempre caem bem entre os jogadores, o MOBA e a estratégia. Além construírem e manterem seus próprios reinos, lutando contra invasores e coletando recursos para evoluir, o título traz um forte elemento de combate, com foco dado de forma semelhante no treinamento de exércitos e utilização de heróis.
Essa união permitiu que a IGG trouxesse o melhor dos dois mundos para o game. Os usuários podem seguir em missões cooperativas, contando com a ajuda de outros reinos para cresceram em conjunto, ou realizarem ataques diretos contra rivais, destruindo-os e acumulando recursos para si. O mesmo vale também para os heróis em si, que também podem seguir em missões amistosas ou competitivas, cada uma com seus riscos e benefícios, que sempre devem ser levados em conta.
Esse rol de possibilidades e também o fato de que cada jogador pode escolher o próprio alinhamento são vistos pela desenvolvedora como um dos segredos do sucesso de Lords Mobile. Para Abraços, há muito o que fazer no game e seria errado taxá-lo apenas como um jogo de gerenciamento de recursos.
Todo esse universo é fomentado periodicamente com eventos, que prometem vantagens e itens especiais ou exclusivos, bem como com atualizações constantes que trazem novidades. O executivo prefere não entregar as surpresas que estão por vir, mas já avisa aos jogadores que existem grandes planos para o título, que apesar de recém-chegado ao Brasil, está prestes a completar um ano desde seu lançamento original.
Apesar de o sucesso ser citado como estrondoso, a IGG não tem planos para levar o universo do título além de si mesmo. “Vamos focar toda nossa força em tornar o game o mais atrativo possível para a comunidade”, explica Abracos. Possíveis continuações ou a chegada a outras mídias, entretanto, ficam para depois.
Lords Mobile pode ser baixado gratuitamente e têm versões Android e iOS.