A Nintendo confirmou nesta terça-feira (31) que não vai mais fabricar o Wii U. O console lançado originalmente em 2012 encerra seu ciclo de vida menos de cinco anos depois de chegar às lojas, praticamente esquecido diante da pequena safra de jogos e dos problemas de vendas que levaram sua fabricante a ter que se mexer para recuperar a relevância.
A notícia, inicialmente, se referia apenas ao Japão, mas depois, a descontinuação do aparelho foi confirmada para todo o mundo. Na Terra do Sol Nascente, por exemplo, o aparelho já era vendido apenas em duas versões – ambas com HD de 32 GB, sendo uma acompanhada de Splatoon e Amiibos do título de tiro -, com o mesmo tipo de disponibilidade sendo sentida no restante do globo. As baixas vendas e o pouco interesse por parte do público já vinham resultando em uma certa dificuldade de encontrar abundância de unidades.
O fato de o console ter sido descontinuado, entretanto, não significa que o aparelho vai sumir das prateleiras, pois ainda existem estoques disponíveis. Uma vez que eles acabarem, entretanto, o Wii U estará oficialmente esgotado no país.
Com informações do Kotaku.
ATUALIZAÇÃO 01/02 11h: Em comunicado oficial, a Nintendo americana informou que o fim da fabricação do Wii U vale para todo o mundo. A partir desta quarta (01), nenhuma unidade de produção da empresa continuará trabalhando com o aparelho, que será vendido oficialmente apenas enquanto durarem os estoques. O texto foi atualizado para refletir a nova informação.