O NGP foi convidado pela Bandai Namco para mais um evento de demonstração de seus próximos lançamentos, e uma das maiores novidades foi, sem dúvidas, Ace Combat 7, o jogo de combate aéreo que retoma vários elementos de jogos anteriores com toda a capacidade gráfica da geração atual de consoles.
Lá, era possível testar o título em um PS4 utilizando o PlayStation VR, deixando o jogador dentro do cockpit do piloto e podendo visualizar todos os detalhes de dentro dele. Não cometendo o erro de atrelar a mira aos movimentos da cabeça (sim, RIGS, estou olhando para você), o jogador tem a mira fixa do jato em sua frente e o poder de olhar para seus arredores livremente, enxergando um inimigo vindo pelas suas costas ou olhar para as montanhas enquanto voa de cabeça para baixo. Ainda que cause um pouco de vertigem em alguns momentos, durantes manobras mais arriscadas, a experiência durante o jogo da Namco foi a melhor que tive em realidade virtual até o momento.
Apesar da novidade do VR, o jogo também é marcado por retomar algumas fórmulas antigas da série, trazendo de volta o sistema clássico de travar e caçar livremente os inimigos céu afora, diferentemente do sistema de dogfight visto em Assault Horizon, onde o jogador perde quase que todo o controle do jato para focar em acertar um inimigo por vez. No sétimo jogo numerado da série, é possível transitar livremente a mira entre os inimigos, assim como utilizar mísseis especiais que acertam um grupo de inimigos ou perseguem mais insistentemente o alvo.
Os iniciados na série nos tempos de PlayStation 2 não terão muitos problemas em lidar com os controles do novo jogo, por eles serem quase idênticos àqueles vistos há mais de uma década. Não havia nenhum comando de ditar ordens para companheiros de equipe durante a demonstração, como visto em Ace Combat 5 e 0, o que pode indicar que o foco do jogo seja puramente em combates solo durante a campanha.
Outro retorno foi a da narrativa da campanha se passar dentro do “Strangereal”, o universo de países fictícios criado no quarto título da série. Conversando um pouco com Jason Enos, um dos representantes da Bandai durante o evento, foi discutido como o feedback dos fãs da série foi importante para a tomada de decisões para os rumos da série. E diante do clamor pela volta do Ace Combat “de raiz”, a companhia chamou Sunao Katabuchi, o escritor de Ace Combat 4 e 5, para comandar o roteiro do próximo jogo.
Ainda que a palavra da vez jogando a demo seja nostalgia, o jogo não deixa de aproveitar o potencial gráfico que o PS4 pode oferecer. Detalhes como a água escorrendo sobre as asas do avião ou inúmeras faíscas quando as balas acertam os inimigos são alguns gracejos para os olhos que só me faz desejar que a demo fosse maior. Ace Combat 7 está previsto para sair em 2017 para PS4 (com suporte para PSVR), Xbox One e PC.