As baixas vendas de Remember Me parecem ter afetado a desenvolvedora Dontnod mais duramente do que parece. Segundo informações do site francês Factor News, a empresa entrou com um pedido de falência junto à justiça do país, alegando dificuldades financeiras para se manter.
De acordo com as informações de sites financeiros da França, a empresa já recebeu um representante legal para lidar com as dívidas e os recursos em seu processo de falência. A própria Dontnod, porém, ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.
Em resposta aos relatos, a empresa afirmou que não está falindo, e sim, passa por um processo de reorganização judicial para se adequar melhor a seus próximos projetos. A declaração foi feita pelo presidente da companhia, Oskar Guilbert, ao Games Industry Internacional. Segundo ele, a Dontnod recebeu investimentos para continuar desenvolvendo games e precisou de assessoria para lidar com custos trabalhistas, sustentabilidade e possíveis falhas nos processos.
A ideia, então, seria reduzir os custos de operação e, quem sabe, até mesmo demitir alguns funcionários. Guilbert evitou falar sobre isso, limitando-se apenas a dizer que a Dontnod encontra-se hoje em negociações com uma nova distribuidora “grande” para criar um novo título que deve chegar ao mercado em breve.
A empresa lançou seu primeiro e único game no ano passado, em parceria com a Capcom em seu esforço para trabalhar com desenvolvedoras ocidentais. A aventura futurista Remember Me recebeu críticas moderadas mas não se saiu tão bem nas vendas, encerrando a colaboração com a empresa japonesa por aí. Uma história que, infelizmente, costuma acontecer bastante com companhias menores que são abraçadas pelas gigantes e, mais tarde, lutam para continuar com as próprias pernas.