Nesta última quinta-feira (04), um evento em São Paulo contou com as presenças do CEO da Tectoy, Tomás Diettrich, do sócio fundador e atual presidente do conselho de administração da empresa, Stefano Arnhold, e do atual CEO e COO da SEGA, Tsurumi Naoya, que veio ao Brasil especialmente para celebrar dois acontecimentos muito especiais. Um deles é a comemoração de 30 anos de parceria entre as companhias japonesa e brasileira, e o outro é o lançamento do novo Mega Drive no país.
Quem se lembra (e se alegrou) do anúncio da Tectoy feito em outubro de 2016, que dizia que a empresa iria lançar um novo Mega Drive em 2017, já pode abrir o champanhe e comemorar de verdade, pois a companhia decidiu antecipar a chegada deste nostálgico e refinado console para agora, 5 de maio – um mês antes do previsto.
Caso você tenha feito a pré-venda do novo Mega Drive, saiba que o produto já começará a ser entregue também a partir da presente data; e se não o adquiriu ainda, pode fazer a compra do console, que está disponível para venda no site oficial da Tectoy, por R$449. O novo Mega Drive conta com o design original, um controle clássico de três botões, entradas para cartão SD e já vem com um cartucho contendo 22 jogos na memória (entre eles Sonic the Hedgehog 3, Shadow Dancer, Shinobi III, Alex Kidd in the Enchanted World, Golden Axe, Kid Chameleon, dentre outros).
Nós do NGP, inclusive, marcamos presença na celebração em questão, onde foi noticiada a antecipação das vendas do console. Na ocasião, foi possível testar alguns dos games que já o acompanham e a sensação de joga-los foi a mesma. A sensibilidade dos comandos parece não ter sido afetada para dar uma resposta mais rápida, o que não é necessariamente ruim, já que mantém a essência do videogame em sua mais pura forma.
As TVs disponibilizadas para os testes, aliás, eram de LCD, mas a emulação dos jogos estava configurada com display 16×16 (quadrada, e não widescreen), o que melhorou ainda mais a experiência retro. E, apesar de haverem headphones, ainda assim não deu para ouvir muito bem as músicas dos jogos, pois o ambiente festivo não ajudava nesse aspecto. De toda forma, testar os jogos que já vem junto com o novo Mega Drive arremeteu muito à infância, e o sentimento num geral foi muito positivo e agradável.
Além disso, houve também uma sessão de perguntas e respostas, onde muito foi dito, mas nada confirmado. Uma das perguntas feitas, por sinal, era a respeito do controle de seis botões, que a Tectoy tem vontade de lançar eventualmente. Além disso, também foi explicada a escolha do modelo do Mega Drive, onde optou-se por manter o mais próximo possível do original.
Quando questionados sobre bundles, um dos representantes da Tectoy disse que é uma ideia que a empresa tem vontade de abraçar no futuro. Já no que se refere a novos consoles feitos pela SEGA… As respostas já não são tão esperançosas assim, infelizmente. De qualquer maneira, a nostalgia imperou na comemoração com o anúncio do relançamento do cartucho do jogo “Turma da Mônica na Terra dos Monstros”, originalmente lançado em 1994. O cartucho já está sendo fabricado e será lançado para o novo Mega Drive ainda em 2017.
Uma coisa ao menos é mais do que certa: com o primeiro semestre deste ano focado em grandes títulos AAA (em sua grande maioria, do gênero RPG), lançados um atrás do outro sem uma considerável janela de tempo, o novo Mega Drive chega em aparente boa hora, e tem tudo para renovar bons sentimentos antigos adormecidos em todos, além de agradar a criançada que busca se divertir com títulos divertidos de uma sentada só no período de recesso que se aproxima.