Quando a Capcom fala de levar o feedback dos usuários em conta no desenvolvimento de Ultra Street Fighter IV, ela está falando sério. De acordo com a empresa, 32 mil comentários de fãs e jogadores foram considerados na hora de decidir o conjunto de alterações que seriam feitos nos personagens desta que promete ser a versão final do game de luta.
De acordo com Peter Rosas, o Combofiend, a própria ideia de criar uma nova versão do game veio da resposta dos fãs, que consideravam o abismo entre os personagens do topo e do final do ranking muito grande. Sendo assim, ficava difícil vencer com os lutadores de low tier e o jogo precisava urgentemente de novas alterações de balanceamento.
Dos 32 mil comentários, cerca de 20 mil foram obtidos com os jogadores ocidentais, enquanto o restante veio dos japoneses. Todo o processo foi feito de forma pessoal, com os desenvolvedores buscando as questões mais comuns e também as menos citadas, de forma a criar um quadro compreensivo do que os jogadores realmente buscavam.
A mudança na quantidade de energia de Chun-Li é um exemplo do primeiro passo, enquanto as novidades ofensivas aplicadas a Veja fazem parte do segundo. Por fim, testes com duração de seis meses foram realizados por todo o mundo – inclusive no Brasil – para que os mesmos jogadores pudessem ter acesso às mudanças e continuar dando palpites sobre os rumos do jogo.
Foi assim que, segundo Combofiend, a Capcom pôde ter uma noção do que realmente importava aos gamers e entregar, finalmente, uma versão definitiva de um dos jogos de luta mais populares da atualidade. Ultra Street Fighter IV chega em 3 de junho e vai ganhar versões digitais e físicas.