A Nintendo sempre foi uma empresa bastante preocupada com suas franquias, tendo mão de ferro quando o assunto era o desenvolvimento de games, que sempre acontecia internamente e de forma bastante controlada. Hyrule Warriors, porém, é um exemplo do processo de mudança da empresa, que está sendo desenvolvido pela Tecmo Koei e traz uma fórmula já conhecida dos gamers, mas em um universo completamente diferente.
Um timing perfeito e um bocado de sorte foram os grandes responsáveis pela união das empresas. De acordo com o que contaram os produtores Hisashi Koinuma e Yosuke Hayashi, a colaboração surgiu após uma conversa informal, na qual foi imaginado um título da franquia Warriors, mas passado no mundo de The Legend of Zelda.
Shigeru Miyamoto foi um dos responsáveis por abraçar o projeto do lado da Nintendo, concordando com a colaboração após conversar com a dupla e passando o projeto para as mãos de Eiji Aonuma, um dos homens fortes da série hoje em dia. É ele quem toca o projeto ao lado dos dois produtores da Team Ninja, que contribuem para o game sob a batuta da “Big N” e da Tecmo.
De acordo com as informações publicadas pela Famitsu e traduzidas pelo Siliconera, a ideia de um crossover do tipo com link e sua turma já havia passado pela cabeça dos executivos da Nintendo antes, quando eles viram a mistura de One Piece com Dinasty Warriors. Por isso, a oportunidade pareceu perfeita quando a própria Tecmo se aproximou com a ideia de Hyrule Warriors.
O título exclusivo para o Wii U ainda não tem data de lançamento confirmada, mas deve ser um dos destaques da Nintendo para a E3 2014, que começa em junho.