Um comentário um tanto quanto inesperado pegou muita gente de surpresa nesta quinta-feira (17). Em entrevista ao site japonês Toyokeizai (via Kotaku), Hideo Kojima reservou boas palavras à Konami, agradecendo à empresa por ter ajudado a construir sua carreira. Com todas as letras, ele afirma que a companhia fez com que ele se tornasse “a pessoa que é hoje”.

O criador de Metal Gear se uniu à empresa em meados dos anos 1980, enquanto ainda era um mero desconhecido na indústria. Em 1987, lançou seu primeiro jogo pela série, e mais tarde, a viu se tornar uma das franquias mais cultuadas da indústria, na mesma medida em que ele próprio também ganhava esse status. Kojima sabe que, se não fosse o apoio da Konami, nada disso poderia ter acontecido.

Ele diz que, desde o começo, a empresa deu a ele todo o suporte necessário. No primeiro Metal Gear, ele trabalhava ao lado de cinco outros designers, dormindo apenas três horas por noite. Com o sucesso, vieram projetos maiores e mais mirabolantes, sempre aprovados pela Konami, que de acordo com Kojima, sempre dava a ele o sinal verde.

O criador explica que nada mudou, desde seus primeiros dias na companhia até os últimos. Quando ele apresentava o projeto de um título, com o tempo necessário e o tamanho da equipe, sempre recebia a aprovação e conseguia transformar sua visão completamente em realidade. Em outubro, Kojima visita o Brasil para a BGS e deve falar um pouco mais sobre sua trajetória.

Foi assim, claro, até que não mais. Apesar de as informações sobre isso nunca terem sido confirmadas – e, provavelmente, nem serão – foi justamente a ambição de Kojima que azedou as relações com a Konami. A empresa se encontrava não em dificuldades financeiras, mas vendo seus rendimentos caírem pela falta de lançamentos, enquanto o designer criava Metal Gear Solid V: The Phantom Pain.

Aos executivos, gastar tanto em um game e esperar longos anos até seu lançamento não era interessante, enquanto Kojima, segundo os boatos, não se dispunha a abrir mão de sua visão ou chegar a um meio termo. O resultado foi um jogo claramente incompleto que, até hoje, é capaz de levantar discussões sempre que é citado.

Agora, os dois seguem caminhos distintos. Os próximos lançamentos da Konami são Pro Evolution Soccer 2018 e Metal Gear Survive. Enquanto isso, Kojima trabalha em parceria com a Sony no desenvolvimento de Death Stranding. E a treta, aparentemente, pode voltar a descansar, agora, quem sabe, mais em paz.

Encontrou um erro?

Envie um email para contato@newgameplus.com.br com a URL do post e o erro encontrado. Obrigado! ;-)