A Microsoft anunciou nesta terça-feira (29) o fim da produção da versão original do Xbox One. O console, na realidade, não vinha mais sendo fabricado pela empresa há cerca de um ano, desde que chegou às lojas a versão Xbox One S, mais fina, econômica e com suporte a recursos como HDR, por exemplo.
A partir de agora, então, a família de video games da empresa fica formada pelo Xbox One S e pelo Xbox One X, que será lançado no final do ano com processador e placa gráfica aprimorados para rodar jogos com resolução 4K. É a versão, como afirma a Microsoft, para o público hardcore, enquanto a anterior fica para aqueles que não querem investir tanto dinheiro assim ou ainda não chegaram ao mundo do Ultra HD.
Não é, também, uma notícia surpreendente. Desde a E3 deste ano, os materiais da fabricante continham apenas as versões S e X do Xbox One, já deixando claro que a edição original deixaria de ser fabricada. Ela foi lançada originalmente no final de 2013, marcando o primeiro passo da Microsoft na atual geração.
Desde já, é importante lembrar do compromisso da companhia com a compatibilidade total, o que significa que todos os jogos e acessórios da família Xbox One funcionarão em todas as versões do console. Isso significa que, se você tem a caixa original em casa, ou ainda está com a intenção de compra-la, não será privado de nenhuma das experiências do video game, mesmo com a chegada do todo-poderoso Xbox One X.
Restam dúvidas, por outro lado, quanto à situação da distribuição oficial do video game no Brasil. Por aqui, até o momento, a versão original do Xbox One é a única lançada oficialmente, sendo, inclusive, montada por aqui. A Microsoft já prometeu trazer as edições S e X ao país até o fim do ano, mas desde a E3, não falou mais no assunto. A companhia não se pronunciou se a descontinuação do console em mercados internacionais também vale por aqui.