Um dos grandes motes de qualquer simulador de corrida é aproximar, ao máximo, o comportamento do carro virtual de sua contraparte real. E se tem um jogo que carrega esse princípio no coração é Project CARS, um jogo que começou com grande suporte da comunidade e cara de projeto independente, financiado coletivamente, para se tornar um dos maiores expoentes do realismo e da velocidade no mundo dos games. Em sua segunda edição, tais conceitos são elevados à última potência.

Em exibição no Geek City, evento de cultura pop que rolou neste início de setembro em Curitiba (PR), a sequência mostrou porque vem sendo citada como um daqueles títulos capazes de convencer as pessoas do poder da realidade virtual. Tudo isso por colocar, de forma quase literal, os visitantes dentro dos potentes carros de corrida.

É claro, a apresentação do game não aconteceu em uma pista de corrida nem permitiu que os jogadores efetivamente pilotassem os veículos. Usando os óculos de realidade virtual HTC Vive, entretanto, quem esteve no evento pôde chegar o mais próximo possível disso, dando algumas voltas pelo glamouroso Circuit de la Sarthe, que abriga as 24 Horas de Le Mans.

Geek City

Os testes aconteceram em um modelo de um carro de Fórmula 1, enquanto, no jogo, também estávamos pilotando um monoposto. De HTC Vive no rosto, a primeira sensação foi de imensidão, com arquibancada cheia mesmo que estivéssemos realizando uma volta sozinhos na pista. É muito fácil ficar observando os torcedores e detalhes do cenário e se esquecer das luzes que indicam a largada.

Pilotar em um game tão desafiador com os estímulos sensoriais da realidade virtual representou um desafio à parte. Para facilitar a vida dos visitantes, alguns auxílios de direção estavam ativos, como a troca automática de marchas e o controle de tração. Freios e aceleração, entretanto, estavam completamente sob o controle dos jogadores.

Foi uma boa escolha da Bandai Namco. O Circuit de la Sarthe alterna longas retas e curvas fechadas, constituindo, ao mesmo tempo, o desafio necessário para quem está interessado na parte de simulação da coisa e a contemplação e velocidades que devem impressionar àqueles que estão tendo o primeiro contato com um game de corrida em VR. Ou o segundo, terceiro ou quarto. Project CARS 2 é impressionante assim, e quando permite uma visão em 360 graus do veículo, torcida e arredores, o resultado enche os olhos ainda mais. A precisão continua ótima como sempre, enquanto os visuais ganharam aquela bela incrementada de quem, agora, faz jus ao caráter de “grande”.

Algo, entretanto, acaba se perdendo para aqueles que escolherem a realidade virtual como sua maneira preferencial de experimentar o título. E, aqui, essa entrega acontece em termos de telemetria, com os números de tempo de volta e o mapa que exibe nossa posição no circuito aparecendo de forma deformada e embaçada na tela. A implementação dos menus é bem feita – as informações estão fora do campo de visão o bastante para não entrarem no caminho da atenção à pista, mas não longe o suficiente para exigir movimentos com a cabeça. Pelo contrário, o HUD é fixo e acompanha o rastreamento do corpo do jogador, estando sempre à vista mesmo que o piloto esteja olhando para trás.

É preciso, entretanto, forçar os olhos para entender o que está escrito. E na versão de testes, não tínhamos a tão adorada linha que indica pontos de frenagem e o melhor caminho a seguir pela pista, outro aspecto que dificultou um pouco a vida dos novatos. Com as dificuldades de enxergar o mapa completo, então, a coisa ficou ainda mais complicada, pois, muitas vezes, reduzir ao velocidade somente ao enxergar a curva significava uma bela viagem para um mundo cheio de brita.

Project CARS 2

Como tudo no mundo, a escolha pela melhor experiência acaba dependendo do tipo de público. Project Cars 2 é robusto o bastante para impressionar novatos e veteranos, enquanto a presença da realidade virtual faz o mesmo tanto para quem está experimentando a tecnologia pela primeira vez tanto para aqueles que já estão acostumados com os equipamentos.

O uso de soluções desse tipo, entretanto, pode acabar sendo deixado de lado pelos profissionais das pistas virtuais. Para estes, cockpits e volantes continuarão sendo os melhores amigos, com Project CARS 2 ainda proporcionando uma experiência das melhores.

O título será lançado em 22 de setembro para PC, Xbox One e PlayStation 4. Project CARS 2 é uma produção da Slightly Mad Studios, distribuída pela Bandai Namco.

Encontrou um erro?

Envie um email para contato@newgameplus.com.br com a URL do post e o erro encontrado. Obrigado! ;-)