A história é triste, mas explica muita coisa. Em uma declaração que deve acabar completamente com a própria credibilidade, o compositor japonês Mamoru Samuragochi admitiu ter contratado um assistente para escrever muitas de suas obras, como as criadas para jogos como Onimusha e Resident Evil Director’s Cut Dual Shock.
Segundo informações do Joystiq, o músico já foi descrito pela revista TIME como o “Beethoven moderno” devido a um problema degenerativo que estaria lhe tirando a audição. Foi justamente a doença que o levou a contratar um músico parceiro para compor em seu lugar, mas levando todo o crédito pelas canções. Além de trilhas sonoras de jogos, Samuragochi também foi responsável por músicas-tema de atletas japoneses e por uma sonata em homenagem aos mortos pela bomba nuclear em Hiroshima.
Pedindo desculpas pela traição a todos os seus clientes e fãs, o músico afirmou que sua condição física piorou à medida em que começava a ser mais requisitado para trabalhar, a partir de 1996. Ele ficou completamente surdo aos 35 anos, mas continuou trabalhando e chamando a atenção justamente por sua condição.
A situação sofreu uma virada quando Takashi Niigaki, um professor de música japonês, veio à público afirmando ser o tal contratado por Samuragochi. Mas o pior de tudo não foi a revelação de que, ao longo de 20 anos, ele teria recebido mais de US$ 70 mil para trabalhar em nome do compositor, e sim, a alegação de que o músico não seria surdo coisa nenhuma, além de incapaz de escrever em partituras.
Niigaki agendou uma entrevista coletiva com a imprensa nesta quinta (06) e afirmou nunca ter percebido nenhum traço de surdez em Samuragochi, com quem conversava normalmente. Segundo o professor, até mesmo canções foram aprovadas pelo compositor, que ameaçava se suicidar sempre que falava sobre desfazer a parceria. As informações são da agência AFP.
De acordo com Niigaki, Samuragochi chegou a mostrar sinais de que estaria perdendo a audição algumas vezes, mas depois parou de agir dessa maneira. Além disso, teria comentado com o professor de que continuaria a agir como um compositor surdo após ter suas trilhas sonoras de games reconhecidas e enquanto via a quantidade de ofertas de trabalho aumentarem.
Apesar de não detalhar exatamente quais obras creditadas a Samuragochi são suas, Niigaki diz ter composto mais de 20 músicas em nome dele. A relação finalmente foi cortada quando o professor soube que Daisuke Takahashi, um dos principais atletas da patinação no Japão, faria uma apresentação baseada em uma das canções falsamente atribuídas ao músico.
Samuragochi, ou quem quer que seja, tem trabalhos belíssimos, mas é também responsável por uma das piores trilhas da história dos video games. Sim, estou falando de Resident Evil Director’s Cut Dual Shock. Além da inexplicável escolha de substituir as canções originais, elas foram trocadas por faixas com instrumentos claramente desafinados e canções sem sentido algum, que simplesmente matam o clima do game. Mansion Basement é o grande exemplo disso.