Uma notícia bonita e triste foi divulgada pela Capcom no final da noite deste domingo (20). Resident Evil 7 finalmente vai chegar ao Nintendo Switch, mais de um ano depois de seu lançamento original, mas em uma versão por streaming e exclusiva do Japão, que não roda diretamente no console, mas sim, a partir da internet.

É um sistema semelhante ao que já existe hoje em plataformas como PlayStation Now e GameFly, por exemplo. A diferença é que, no caso de Resident Evil 7, estamos falando de um único game, que também funcionará por meio de assinaturas, que custarão ¥ 2.000, cerca de R$ 65, a cada 180 dias, tendo de ser renovadas caso o jogador queira continuar tendo acesso ao título.

De início, todos terão acesso a uma versão de testes com 15 minutos de duração, como forma de testar a conexão e a qualidade da versão. Depois, quem quiser seguir adiante em Resident Evil 7 deverá realizar o pagamento, que dá acesso não apenas ao game em si, mas também a todos os DLCs lançados até agora.

A parceria entre a Capcom e a Ubitus, uma empresa de cloud computing que está se especializando em games, soa esquisita para esse lado do mundo, mas no Japão, representa uma tendência em crescimento. O que muda, porém, é a precificação do jogo, já que a maioria das versões “nuvem” lançadas no país asiático ou são free-to-play ou são compradas uma única vez. Muitas delas também têm integração de saves com edições para outras plataformas, algo que não existe em Resident Evil 7.

https://www.youtube.com/playlist?list=PLSqzvqu4NBxtDyZMv9uO0xouGNIchXkvT

Há que se levar em conta, também, a questão técnica, que inviabiliza lançamentos internacionais, inclusive no Brasil. Enquanto no Japão a qualidade da internet é das melhores, principalmente nas conexões domésticas, o mesmo não pode ser dito de nações continentais como a nossa ou os Estados Unidos, onde serviços de cloud gaming ainda patinam, quando funcionam.

A aposta é bizarra e começa a valer ainda nesta semana. Resident Evil 7 Cloud Version será liberado no Japão em 24 de maio e ainda não há previsão de chegada a outros territórios. Quem sabe, se der certo, a gente não veja uma edição tradicional do jogo chegando ao Switch e abraçando muito mais gente.

Encontrou um erro?

Envie um email para contato@newgameplus.com.br com a URL do post e o erro encontrado. Obrigado! ;-)