É o último dia de E3 2018 lá nos Estados Unidos, mas a principal notícia do dia é toda dos brasileiros. Nesta quinta-feira (14), a Nintendo lançou uma loja oficial de jogos digitais para o Switch, passando a vender seus títulos first party diretamente para o nosso público, com preços em reais e possibilidade de pagamento usando cartões de crédito nacionais.
O marketplace pode ser acessado por um endereço dedicado, o loja.nintendo.com.br, e não diretamente pelo eShop do console, que continua aceitando apenas códigos para validação. E é justamente assim que a coisa funciona – os títulos são adquiridos por um computador ou celular (ou pelo browser do próprio Switch) e registrados no vídeo game para que o download dos jogos seja iniciado.
Por enquanto, apenas títulos first party estão disponíveis, com direito a lançamentos recentes como Donkey Kong Country: Tropical Freeze ou Kirby Star Allies. A maioria dos games custam R$ 233, uma conversão aproximada do valor oficial americano, de US$ 59,99. Alguns, entretanto, estão em promoção ou têm preço reduzido, como Splatoon 2 (R$ 155), Sniperclips: Cut it out, together! (R$ 77) ou The Legend of Zelda: Breath of the Wild (R$ 174).
De acordo com Bill van Zyll, que é gerente da Nintendo para a América Latina, mais títulos serão anunciados à loja em breve, incluindo aqueles lançados por empresas parceiras. Além disso, em entrevista ao IGN, o executivo afirmou que, apesar de estar fora do Brasil desde 2015, a companhia não deixou de olhar para este lado do mundo e está sempre procurando oportunidades para atender ao nosso mercado.
Entretanto, ainda não existe previsão para um possível retorno das operações próprias por aqui, com o lançamento oficial de consoles e jogos em mídia física. Por enquanto, a única presença é mesmo o marketplace online, enquanto os títulos em cartão são vendidos por meio de importadoras, com preços que, às vezes, ultrapassam a marca dos R$ 300.