Está lá estampado, até hoje, no Livro Guinness dos Recordes: o Commodore 64 é o modelo de computador mais vendido de todos os tempos, com uma estimativa de 10 milhões a 17 milhões de unidades vendidas ao longo de seu ciclo de vida. Aqui, estamos falando de mais do que um vídeo game ou um PC – estamos falando de uma máquina que fez história.
E é claro que essa grandiosidade merecia um documentário à altura e é exatamente isso que The Commodore Story entrega. O filme de Steven Fletcher nasceu no Kickstarter e cresceu como um dos principais documentos audiovisuais não apenas sobre o computador em si, mas também, sobre a empresa e as pessoas que o criaram.
O que se vê ao longo das mais de duas horas de exibição é uma história muito próxima de todos os envolvidos, sejam eles os desenvolvedores originais da Commodore; os familiares de Jack Tramiel, o fundador da empresa; os saudosistas que tiveram seu primeiro contato com a informática por meio da marca e aqueles que mantêm a história viva até hoje. É um documentário que, para alguns, pode ser longo demais, para outros, técnico demais, mas é indiscutível que ele representa um dos mais abrangentes materiais sobre o assunto.
O filme vem sendo lançado de forma segmentada em diferentes serviços desde o início do ano e, para os brasileiros, está disponível por meio da Steam, infelizmente, ainda sem legendas em português. No exterior, o lançamento aconteceu também em serviços como Netflix e Amazon Prime Video, o que sempre nos deixa a esperança de, em breve, vermos essa obra localizada também para nosso idioma.