A Google apresentou na tarde desta terça-feira (19) sua visão para o futuro dos jogos eletrônicos e, como era de se esperar, ela envolve o streaming. O Stadia é um serviço de transmissão de games que funcione em qualquer dispositivo conectado e vai permitir que você experimente todos os títulos em qualquer lugar, seja no smartphone, em um PC poderoso ou notebook modesto, um televisor inteligente, tablet e tudo mais.

Não temos um console em si, mas sim, um serviço que funciona com o poder dos data centers da Google. Durante seu keynote de estreia no GDC 2019, a empresa deu bastante atenção a esse caráter, afirmando que seu console, na realidade, são os servidores da companhia, com capacidades muito maiores que qualquer plataforma da atualidade. Todo um poder que, agora, está nas mãos dos desenvolvedores e, logo mais, também dos jogadores.

Unificação e sinergia foram palavras de ordem, em meio a bravatas sobre battle royales com milhares de jogadores e até provocações ao restante da indústria de games. O Stadia vai se integrar ao YouTube e à assistente de voz da Google, está ligado ao YouTube para interatividade com streamers e também vai permitir que os jogadores comecem e continuem partidas do mesmo ponto em diferentes aparelhos.

Não tem um console, mas tem um controle dedicado a todos esses recursos e, claro, muito foco na infraestrutura da rede. A Google sabe que a latência é o principal empecilho para o funcionamento de qualquer plataforma desse tipo e, justamente por isso, disse estar trabalhando em sistemas de otimização para garantir que tudo funcione bem na estreia do Stadia.

O lançamento está marcado para este ano, mas nada de Brasil na lista inicial. Os primeiros a receberem o Stadia serão Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e outros países da Europa, com a Google falando em uma expansão internacional para depois. No começo do segundo semestre, mais informações sobre a plataforma devem ser divulgadas, já que a empresa ainda não falou nada sobre preços e detalhes do funcionamento.

No vídeo que abre essa matéria, você confere um resumo da apresentação do Stadia. Além disso, logo acima e em nosso canal de backups, dá para assistir à nossa cobertura na íntegra.

Encontrou um erro?

Envie um email para contato@newgameplus.com.br com a URL do post e o erro encontrado. Obrigado! ;-)