Ela pode não ser mais tão querida assim entre os jogadores, mas ninguém pode negar que se trata de um dos nomes mais clássicos da indústria. Em 2019, a Konami comemora seu aniversário de 50 anos e faz isso como tantas outras, lançando coletâneas e pacotes especiais que celebram sua história. O primeiro deles, Arcade Classics Anniversary Collection, saiu em abril e reúne clássicos do fliperama que fizeram a história da empresa.

Quando se fala em arcade e Konami, a memória rapidamente nos leva a jogos como Sunset Riders ou Tartarugas Ninja. Para quem tem a minha idade, um relançamento de títulos dos fliperamas nos consoles sempre é uma alegria, afinal, a alternativa, na época, era gastar muito dinheiro com ficha e, agora, nem mesmo dá para encontrar estes títulos de forma oficial por aí. Nessa primeira coletânea, entretanto, a empresa segue por um caminho diferente e mergulha ainda mais em seu próprio passado, trazendo de volta alguns de seus primeiros jogos.

Gradius

De Arcade Classics Anniversary Collection, o pacote da Konami poderia muito bem se chamar Gradius Collection, pois dos oito títulos disponíveis, três estão ligados à velha franquia espacial. Chamada aqui de Nemesis, em referência a seu lançamento europeu, o clássico acaba nem sendo o mais interessante da coletânea, mesmo aparecendo em sua velha forma e esplendor, como foi lançado em 1985.

Ele divide os holofotes com Haunted Castle, de 1988, que é basicamente o game de arcade da franquia Castlevania. É o tipo da coisa que muita gente nem sabe que existe, mas vai curtir conhecer e esse acaba sendo o maior ponto forte da Arcade Classics Anniversary Collection. Temos Simon Belmont e sua esposa sequestrada pelo Dracula em um título bem difícil, aos moldes de praticamente todos os fliperamas da época, feitos para papar fichas e levar os usuários a gastarem mais ou melhorarem suas habilidades ao absurdo se quisessem chegar ao final.

konami arcade classics collection

Mas, de volta a Gradius, o game original aparece acompanhado de Life Force, que é um dos mais legais do pacote, um spin off com cara de “Viagem Insólita” que nos coloca no combate contra forças bacterianas. É nele, também, que aparecem algumas inexplicáveis quedas na taxa de frames por segundo, algo meio bizarro quando se leva em conta que qualquer plataforma da atualidade é mais do que capaz de rodar esses jogos antigos. A culpa é de uma emulação mal otimizada, que também causa seus danos no som.

Um dos primeiros jogos lançados diretamente pela Konami é Scramble, de 1981, considerado o antecessor espiritual de Gradius. Ele também está presente junto com outros que merecem atenção como Vulcan Venture (1988) e sua tela cheia de disparos e monstros de fogo e Typhoon (1987), com uma perspectiva fora do usual para a época. Você controla um avião visto por trás, enquanto os inimigos vêm na sua direção, causando um pouco de vertigem.

konami arcade classics collection

Thunder Cross, de 1988, e Twinbee, de 85, completam o pacote, que também acompanha um livro digital com detalhes sobre o desenvolvimento de todos os games, entrevistas com produtores e tudo mais. Novamente se faz presente o foco na história da Konami, mas a forma não é das mais ideias, uma vez que ler na TV não é a coisa mais legal do mundo. No Switch e PS4, a empresa ainda perdeu a chance de tornar o acesso um pouco mais fácil e intuitivo ao usar a tela de toque ou o touchpad do controle, optando por comandos travados e pesados que tornam a leitura menos confortável.

Por mais que represente um passeio pelos primórdios de uma companhia clássica do mercado de games, a Arcade Classics Anniversary Collection impressiona pouco, principalmente para os brasileiros, que tiveram mais contato com os jogos de fliperama posteriores da Konami. Claro, é sempre legal ver esse tipo de história viva e plenamente disponível nos consoles atuais, mesmo que com alguns problemas visuais e de áudio por conta de uma emulação meio capenga. Ainda assim, é um pacote que deve soar pouco interessante, principalmente porque, no futuro, estão a caminho coleções de Contra e Castlevania, que fizeram bem mais sucesso por essas bandas.

O jogo foi analisado no Switch, em cópia cedida pela Konami.

CORREÇÃO: Originalmente, esse texto afirmava que Haunted Castle originou a franquia Castlevania, quando, na verdade, o game foi lançado após o original, lançado no NES em 1986. A análise foi editada para refletir isso.

Encontrou um erro?

Envie um email para contato@newgameplus.com.br com a URL do post e o erro encontrado. Obrigado! ;-)