Pouco conhecido no Brasil, o TurboGrafx 16, também conhecido como PC Engine, foi lançado em 1987, mas teve pouca aceitação, principalmente, entre o público ocidental. Quando a Hudson Soft, uma de suas fabricantes, foi comprada pela Konami em 2012, os direitos sobre a plataforma acabaram nas mãos da companhia, que agora, em plena E3 2019, anunciou que deseja trazer essa nostalgia de volta.
Ainda sem data de lançamento e preço, o TurboGrafx 16 retorna em versão Mini e, como todo console desse tipo, traz uma série de jogos clássicos na memória. Da lista final, seis já foram divulgados para a versão ocidental da plataforma:
- R-Type
- Ys Book I & II
- New Adventure Island
- Ninja Spirit
- Alien Crush
- Dungeon Explorer
O aparelho também chegará ao Japão e Europa, simulando suas contrapartes originais e, na Terra do Sol Nascente, inclusive, a line-up é diferente, incluindo outros clássicos que ainda não foram confirmados para o Ocidente, como Castlevania: Rondo of Blood (lá chamado de Dracula X), Super Star Soldies e Bonk’s Adventure.
Além disso, entre os títulos consagrados no TurboGrafx 16, vale citar nomes como Splatterhouse e Snatcher, de Hideo Kojima, que ainda não foram confirmados para nenhuma das versões internacionais do console retrô. Por outro lado, a Konami já confirmou que todas as benesses de um sistema emulado dessa categoria aparecerão na versão, como a possibilidade de salvar o jogo em tempo real e as suavizações inerentes de um aparelho que é conectado à TV por meio de uma saída HDMI.
Nem mesmo uma previsão de lançamento foi dada pela Konami que, nesta E3, também conta com títulos como Contra: Rogue Corps e eFootball PES 2020, além da versão Switch de Yu Gi Oh! Legacy of the Duelist: Link Evolution.
Continue acompanhando a cobertura da E3 2019 com o NGP no YouTube, onde estão rolando vídeos especiais, matérias e tudo mais. Provisoriamente, estamos fazendo transmissões ao vivo pela Twitch, mas todo o material gravado será publicado também em nosso canal principal, para que você não perca nada.