A realidade virtual despontou há alguns anos como a grande coqueluche do mundo dos jogos, um movimento que acabou sendo um bocado abrandado, principalmente, pelo alto custo dos equipamentos. Mas na medida em que o interesse do consumidor final em ter tais aparatos em casa diminuía, nascia uma nova tendência, com bases no passado nostálgico e foco na alta tecnologia. O VR migrou das casas para os shoppings e, agora, surge em centros de entretenimento que têm como principal intuito democratizar o acesso a tais sistemas.
O Voyager é o grande nome dessa iniciativa e, também, um dos mais bem-sucedidos. Com duas unidades em São Paulo (SP) e uma terceira recém-inaugurada em Curitiba (PR), a empresa reúne games tradicionais em realidade virtual, simuladores de corrida e escape rooms. A capital paranaense, inclusive, é a primeira a receber o que ela chama de “modelo”, reunindo todas essas experiências em um só lugar.
E a palavra é essa mesma: experiência. Como indica Rodrigo Terra, CTE da Voyager, a ideia é que o espaço funcione mais como um parque de diversões do que um centro de jogos, onde o cliente tem acesso a diversas atrações pelo tempo que desejar, em vez de permanecer ligado a um único jogo. Além disso, as lojas servem como centro de testes da ARVORE, uma desenvolvedora especializada em jogos de realidade virtual que não apenas cria experiências exclusivas para estes locais, mas também colhe feedbacks próprios e para outras produtoras do setor.
No vídeo acima, você conhece um pouco dessa proposta e do que a Voyager tem a oferecer. O NGP esteve na inauguração do centro de entretenimento de Curitiba e experimentou algumas das propostas, além de conversar de perto sobre como essa nova onda da realidade virtual começa a ganhar cada vez mais corpo.
Em Curitiba, a Voyager fica no Shopping Pátio Batel (Avenida do Batel, 1868). Em São Paulo, as unidades ficam nos shoppings JK Iguatemi (Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041) e Morumbi Town (Av. Giovanni Gronchi, 5930). Os preços vão de R$ 19,90 por 15 minutos até R$ 69,90 por uma hora.