Voltamos após um longo intervalo com a nossa coluna que indica games independentes para você jogar, às vezes se afastar, mas sempre analisando as opções de títulos que mostram como a indústria mundial e nacional está se comportando. Desta vez, trazemos outra pérola que vai satisfazer aos usuários de todas as gerações, com Pixel Art carismática, ação intensa e uma aventura que mescla conceitos de jogos antigos, mas fugindo do Metroidvania. Vamos falar de Flynn: Son of Crimson.
Há um ano, o game tinha sua campanha de crowdfunding vitoriosa, com dois objetivos eextras alcançados, fazendo com que versões Xbox One e PS4 sejam criadas para 2020. Até lá, temos uma demo para saciar um pouco da vontade de curtir esse game que bebe de muitas fontes, algumas descobertas por este que vos escreve e confirmadas diretamente pelos criadores no Twitter, o estúdio Thunderhorse.
Flynn é, por essência, um clássico jogo de aventura no estilo 16-Bits, que vai de The Magical Quest Starring Mickey Mouse até o nacional A Lenda do Herói, mas com um sistema de ação dinâmica e armas que lembram Shovel Knight, além de um sistema de combo mesclado semelhante a DmC: Devil May Cry. Se o Pixel Art lembra OwlBoy, não é à toa.
Você é Flynn, um jovem ruivo que foi encontrado e criado em uma pacífica vila. Depois de crescido, sai em busca do seu passado por estar intimamente ligado ao poder do Crimson, assim como seus cabelos, a cor que representa os poderes mágicos de Rosantica. Ele consegue obter armas mágicas e reagir aos monumentos religiosos espalhados pelo caminho, usados como checkpoints, mas o destaque está para as armas e utensílios que farão a jornada possível, pois o game usa o sistema de impedir a passagem até que se obtenha determinada habilidade.
Os comandos são fáceis e os movimentos a se aprender intuitivos e clássicos, como andar, pular, arma primária, secundária, rolagem e, dependendo da arma, uma habilidade de ataque carregado, disparo ou ataque aéreo especial. Algumas barreiras só são quebradas quando as tais magias do Crimson são absorvidas: as luvas permitem criar um furacão que perfura o solo como uma furadeira, o machado quebra barreiras de cristal vermelho, o gancho vermelho permite prender em argolas e por assim vai, com o jogador aprendendo a se virar nesse mundo de mitologia clássica, com lobos, goblins e afins.
Essa é a abordagem superficial sobre Flynn, mas existe um grande diferencial que o torna tão divertido: a soma das referências para a criação do jogo. Temos o sistema de combate avançado, mais similar a um jogo de luta que de aventura em plataformas, e é fácil perceber que cada tipo de arma revela suas características como “espada tem velocidade média e dano moderado”, “arco atinge longe, mas é fraco” e “luvas são fracas, rápidas e causam combos grandes”.
Certos ataques tonteiam o oponente e golpes consecutivos sem apanhar aumentam o poder, enquanto há uma abordagem para cada tipo de monstro e terreno, que também influencia no combate. Resumindo, existe estratégia para abordar os inimigos, e mesmo oponentes iguais, em lugares diferentes, devem ser encarados de outra forma, trazendo variação em algo repetitivo.
Avançando na análise do sistema de combate, temos a mistura das armas em um ataque maciço, como na arena de goblins, onde se deve entender o funcionamento de cada ataque e se aperfeiçoar na troca rápida de armas, sabendo diferenciar os inimigos nos tipos rápidos e fortes, lentos que disparam, voadores que avançam e escolher a melhor abordagem para criar combos. Como a AI é bem inteligente, vai ser difícil pegar um adversário mongolando no cenário até levar uma flechada na nuca para acordar para a vida, provocando o jogador a aprender criativamente como lidar com a situação. Como a curva de aprendizado é bem amigável, essa será uma experiência agradável e divertida.
Com fases tradicionais de plataforma, com interação em vilas, habilidade de nadar, fases de perseguição em cima do lobo gigante e quedas quilométricas, Flynn promete muita ação e diversão em fases em um ambiente de aventura criado pelas músicas e efeitos sonoros divertidos, ação intensa e muita variedade nos desafios para não enjoar tão facilmente! Baixe a demo e veja com seus próprios olhos!