Os sonhos de muita gente devem se realizar no início da tarde desta terça-feira (10), durante o Nintendo Digital Event. De acordo com informações reveladas antes da hora pela revista americana Time, Shigeru Miyamoto está trabalhando em um novo game da série Star Fox para o Wii U. A página foi rapidamente tirada do ar, mas deu tempo de ser preservada pelo cache do Google.
O título promete usar e abusar das funcionalidades do Gamepad, utilizando seus sensores de movimento para controlar, atirar e executar manobras com a Arwing. Os analógicos serão usados para aceleração e curvas, e a nave pode ainda se transformar em um tanque de guerra para os momentos em que a batalha acontece no solo, e não nos ares.
Segundo Miyamoto, a ideia vem desde os tempos do Wii, quando a Nintendo chegou a experimentar com Star Fox no console mas acabou não lançando um novo game. É um projeto que já está em seu sexto ano de vida, mas que só agora encontrou um caminho correto para chegar ao mercado. Agora, a chance é de apresentar um jogo que passa a sensação de se estar controlando uma nave de verdade.
O novo Star Fox é descrito pelo criador como algo que nunca foi feito antes, nem nas plataformas da Nintendo nem no mercado de games como um todo. É uma ideia que, ele próprio concorda, pode parecer complexa demais e vai exigir uma curva de aprendizado um pouco maior. Mas, uma vez que os jogadores se acostumem, estarão voando por aí como ases veteranos.
Além do já conhecido tanque de guerra, o título contaria também com um helicóptero, utilizado em missões específicas. A ideia aqui é permitir a cooperação entre dois jogadores, com um pilotando e outro atirando ou controlando robôs. A ideia foi imaginada primeiramente para a própria Arwing, mas acabou sendo modificada para não mudar demais o design clássico das aeronaves da série.
Novos projetos
O lançamento do novo Star Fox estaria previsto apenas para 2015 e este é apenas um dos títulos que são foco do trabalho de Miyamoto. Ao lado dos desenvolvedores da Nintendo Treehouse, ele trabalha também em dois outros jogos, ainda em fase de protótipo.
O primeiro deles tem o codinome Project Giant Robot, no qual o próprio corpo do usuário é transformado em controle com o auxílio dos sensores de movimento do GamePad. Os controles físicos são usados para socar e coletar itens, enquanto o próprio dorso do jogador controla os movimentos do ciborgue.
Já em Project Guard, o controle se transforma em um sistema de segurança de uma fortaleza invadida por robôs inimigos. O jogador deve saltar de câmera em câmera disparando contra os inimigos que chegam correndo e usam de diferentes artimanhas para escapar do radar. Feito para jogabilidade cooperativa, o título também permite que amigos do jogador o auxiliem com um monitoramento mais completo da estrutura a partir das imagens mostradas na televisão.
Os títulos devem ser os destaques do Nintendo Digital Event, que está marcado para acontecer a patir das 13h, no horário de Brasília. Esse é o equivalente da “Big N” para uma conferência de imprensa, já que a companhia não realiza apresentações desse tipo desde o ano passado.