Inovador, diferente, bizarro, parecido com uma caixa de som esquisita. São muitos os adjetivos que podiam ser usados para classificar o controle do Steam. A ideia da Valve é modificar a forma como as pessoas lidam com os games, mas, pelo jeito, toda essa inovação será bem parecida com o que já temos hoje.
Durante o Steam Dev Days, evento para desenvolvedores que está acontecendo em Seattle, nos Estados Unidos, a empresa revelou o novo design do joystick. Vão embora as superfícies sensíveis ao toque, entram dois sets de botões convencionais, dispostos em cruz como os controles mais comuns disponíveis por aí.
A disposição de tudo, porém, continua diferente. Em vez de apostar no formato padrão, com direcional à esquerda e botões à direita, o Steam Controller parece misturar tudo isso, dando a mesma liberdade do passado aos desenvolvedores, na mesma medida em que aposta em um formato já tradicional.
Há ainda o Ghost Mode, capaz de adicionar ainda mais botões ao controle por meio de emulação. Ou seja, o trackpad pode acabar virando, também, seu próprio conjunto, aparecendo de forma virtual na tela para que o jogador se oriente. O Steam Dev Days revelou ainda que até 16 joysticks poderão ser conectados simultaneamente em uma machine, com cada um deles utilizando duas pilhas AA. Sim, em 2014, ainda se usa pilhas no joystick.
Como tudo vai funcionar e quais novidades essa nova arquitetura irá trazer, saberemos apenas quando as primeiras propostas exclusivas chegarem ao mercado. Mas, por enquanto, dá para ficar tranquilo e saber que seus jogos já comprados poderão funcionar perfeitamente nas Steam Machines.
A imagem que abre essa notícia é uma cortesia do Kotaku.