Se alguém ainda tem dúvida da importância dos games no YouTube, é melhor reprensar suas ideias um pouco. De acordo com dados da Tubefilter, uma empresa especializada em análise de mercado digital, os 100 maiores canais de jogos da plataforma geraram, juntos, mais de 3,5 bilhões de visualizações apenas no mês de maio.
Esses números incluem tanto YouTubers individuais quanto canais corporativos de desenvolvedoras e distribuidoras de jogos. Ainda assim, é um total que representa quase a metade do que foi obtido no mesmo período pelos 100 maiores canais de todo o YouTube, uma lista da qual muitos gamers também fazem parte.
É o caso, por exemplo, do primeiro colocado em ambos, o sueco PewDiePie. Segundo dados da OpenSlate, outra firma de análise de mercado, apenas ele, sozinho, foi responsável por 311 milhões de visualizações em maio. O número é absurdo quando se leva em conta que, no mesmo período, o trailer de anúncio de Call of Duty: Advanced Warfare, uma das maiores franquias do mercado atual, teve “apenas” 28,5 milhões de views.
A notícia vem na sequência de um grande aumento no interesse de grandes companhias por esse segmento de conteúdo. Em março, a Disney anunciou a compra da Maker Studios – uma network de distribuição de conteúdo para o YouTube, responsável por PewDiePie e outros criadores – por US$ 500 milhões, enquanto a Warner Bros. revelou que está investindo lado a lado com o Machinima na criação de conteúdo original, focado em games, para a plataforma.
Com informações do Gamasutra.