Quase um ano depois, a Electronic Arts finalmente veio a público para admitir que o lançamento de Battlefield 4 não foi nada perto do que os fãs esperavam. Nas palavras do diretor da empresa, Andrew Wilson, o ocorrido é “inaceitável” e serviu para que tanto a DICE quanto a própria distribuidora aprendessem algumas missões sobre desenvolvimentos apressados e a os desafios de anualizar lançamentos.
A culpa disso tudo? A ambição da desenvolvedora, disse Wilson ao Eurogamer. Segundo ele, a ideia de ter diante de si uma nova geração de consoles, o conceito de Levolution, multiplayer com 64 jogadores simultâneos e resolução 1080p fez com que alguns conceitos acabassem “perdidos” no meio do caminho. Detalhes como uma jogabilidade que funcione ou testes para garantir que o game seja, efetivamente, jogável. Coisa pequena né?
Wilson explica que, justamente por isso, garantiu que a equipe de produção continuasse trabalhando no jogo por meses depois de seu lançamento, para garantir a melhor experiência possível aos fãs. Ele admite que isso era o esperado desde o início, mas que aos poucos a empresa está reconquistando a confiança dos fãs.
Apesar de todas as lições aprendidas, porém, o diretor da EA não pode garantir que o mesmo não voltará a acontecer. Para ele, não arriscar situações desse tipo significa que a companhia também passará a jogar seguro, em vez de tentar romper barreiras e levar seus títulos e as plataformas de jogos adiante. Mas sim, ele acredita que tudo será melhor daqui em diante.
Isso será feito por meio de ciclos de desenvolvimento mais longo e bastante foco nas etapas de testes, tanto internos quanto Betas abertos aos jogadores. É o caso, por exemplo, de Battlefield: Hardline, que já se encontra nas mãos da comunidade e vem sendo produzido há três anos. É um tempo que a EA considera adequado para um jogo desse porte.
Enquanto o novo game da série é produzido, a DICE promete continuar investindo em Battlefield 4, que ainda tem alguns DLCs para serem lançados e diversos problemas que precisam ser resolvidos. Enquanto isso, o novo game da franquia chega em outubro.