Em uma notícia triste para os fãs da série Castlevania, o produtor Koji Igarashi anunciou que está deixando a Konami após uma estadia de mais de 20 anos trabalhando para a desenvolvedora. Como sempre acontece com figurões da indústria que trabalham para grandes empresas, os motivos alegados para a demissão foram a busca por mais liberdade criativa na produção de games. A informação foi publicada pelo Polygon.
Chamado carinhosamente pelos fãs como IGA, Igarashi deu seu primeiro passo na franquia como diretor de Castlevania: Symphony of the Night, título lançado em 1997 para o PlayStation. Desde então, ele trabalhou em boa parte dos jogos da saga atuando como produtor e um dos principais responsáveis sobre a marca.
Em entrevista ao Kotaku, ele demonstrou o desejo de trabalhar em iniciativas inéditas no mercado de games, chegando a pedir transferência para o setor de jogos sociais da Konami. Tal mudança, porém, foi negada devido ao fato dos fãs de Castlevania pedirem cada vez mais jogos da saga com ele no comando.
IGA afirma já estar com mais de quarenta anos e que os pedidos dos fãs, apesar de deixa-lo muito satisfeito, tendem a desaparecer com o tempo. É justamente por isso que ele deseja seguir por novos caminhos agora, enquanto pode, antes que o gosto de seus seguidores por jogos tradicionais acabe e ele esteja velho demais para seguir em frente inovando.
A decisão, considerada a maior que já tomou em sua vida, foi fortemente inspirada pela decisão de Keiji Inafune, o criador do Megaman, de deixar a Capcom e partir para o mundo dos jogos independentes. IGA ainda não sabe bem como agir, mas seguindo os passos do colega, também está considerando o Kickstarter como um fonte de financiamento para seu próximo título.
A foto que abre essa notícia é cortesia do Niche Gamer.