Mais cedo, nesta quarta (25), publicamos a informação de que o Brasil já é o maior mercado de jogos da América Latina, com consumo na casa de US$ 1,4 bilhão estimado até o final do ano. E essa é só uma pequena parcela do volume total desse segmento que, até 2018, deve ultrapassar a marca dos US$ 100 bilhões.

Os dados são da DFC Intelligence, uma consultoria especializada em análise de mercado, que cita o mercado mobile como um dos grandes aceleradores desse movimento. A expectativa é que, em 2014, o total da indústria chegue a US$ 64 bilhões, com o crescimento cada vez maior da jogatina nos celulares, bem como a consolidação da nova geração de consoles, contribuindo para um aumento de US$ 10 bilhões ao ano.

Em quatro anos, para a DFC, o mercado de jogos será dividido igualmente entre os segmentos mobile e “tradicional”, com o primeiro finalmente tomando a dianteira nos anos seguintes. Ainda assim, a consultoria não vê isso como um sinal de que os consoles e PCs perderão espaço, muito pelo contrário – eles continuarão crescendo e tomando cada vez mais espaço na sala das pessoas, incluindo aquelas que nunca adquiriram um video game na vida.

Nesse quesito, a empresa vê o PlayStation 4 como o vencedor, pelo menos até 2018, seguido à distância pelo Wii U. Sem falar em números específicos, a consultoria revelou que reduziu as expectativas de sucesso total do Xbox One, mesmo após a redução de preço oriunda da retirada do Kinect como parceiro obrigatório do aparelho.

Com informações do GamesIndustry International.

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