O espaço entre Tomb Raider e o próximo game de Lara Croft, Rise of the Tomb Raider, será preenchido com uma novelização. Como anunciado durante a E3 2014, a editora DK confirmou para outubro o lançamento de Tomb Raider: The Ten Thousand Immortals, que será o primeiro de uma trilogia de novelizações.
A autoria é da dupla Dan Abnett e Nik Vincent, que já têm experiência com roteiros de quadrinhos e adaptações de games e séries para as páginas dos livros. Eles contam com a ajuda dos roteiristas da própria Crystal Dynamics, que os auxiliam de forma a garantir autenticidade à série de games e a construção de um enredo que faça sentido dentro do universo dessa nova série.
A trama traz uma Lara ainda atormentada pelos acontecimentos do primeiro game da série. Enquanto ainda tenta lidar com tudo o que aconteceu na ilha Yamatai, ela precisa correr para salvar seu melhor amigo, Sam, de uma overdose. Sem saída, ela parte em busca de um artefato mítico que seria capaz de salvá-lo, partindo mais uma vez em uma aventura que pode acabar se ligando diretamente aos traumáticos eventos sofridos por ela.
No caminho, estão uma corporação misteriosa, um magnata, uma sociedade secreta e diversos capangas que tentam obter o artefato para seus próprios objetivos. As histórias, então, se misturam, e mais uma vez, é Lara quem está na mira.
Por enquanto, o lançamento de Tomb Raider: The Ten Thousand Immortals, está confirmado apenas para território americano. O livro ainda não foi confirmado pelo Brasil. Já o novo game da série, Rise of the Tomb Raider, chega no ano que vem para PC, PlayStation 4 e Xbox One. Há boatos de que lançamentos para a velha geração de consoles também estão nos planos da desenvolvedora Crystal Dynamics.