Em um esforço para acalmar os ânimos dos futebolistas digitais, a Konami falou publicamente sobre o sistema de microtransações de Pro Evolution Soccer 2015, uma inovação com gosto azedo para o novo game da série. De acordo com a empresa, o pagamento em dinheiro de verdade não vai interferir na experiência de maneira alguma na experiência nem habilitar elementos que não poderiam ser acessados de maneira normal.
De acordo com o diretor do estúdio de desenvolvimento da Konami Europe, James Cox, a ideia é que a compra de jogadores pelo modo Master League aconteça por meio de pontos obtidos com jogatina e a realização de objetivos especiais. Caso deseje acelerar as coisas, o jogador pode usar dinheiro real para aumentar seu montante de moedinhas virtuais.
Como sempre, a desculpa dada aqui é a facilitação da vida das pessoas que não tem o tempo necessário para se dedicar ao game e podem acabar frustrados com a lentidão na progressão. O foco no final é o mesmo: comprar os jogadores desejados. E cada um faz da forma que preferir, usando notas reais ou efetivamente jogando Pro Evolution Soccer 2015 para habilitar os conteúdos.
O jogo de futebol chega no final do ano para PC, PlayStation 3, PS4, Xbox One e Xbox 360.