Lançada há pouco mais de um ano, a nova geração de consoles, encabeçada pelo PS4 e pelo Xbox One, começa a ganhar corpo, principalmente após a E3 2014, que trouxe uma enorme quantidade de jogos e anúncios importantes para esses consoles.
Porém, a maioria das grandes novidades deve chegar apenas em 2015, o que pode representar um último suspiro para a geração do PS3/X360/Wii, que apesar de contar com poucas novidades nos próximos meses, ainda tem seus atrativos. E é justamente esses atrativos que vamos explorar nesse texto: afinal de contas, por quê ainda vale a pena continuar na atual geração por mais algum tempo? Com a palavra, os redatores e colunistas do NGP:
Diego “Graffo” de Freitas
• Eu tenho um gosto particular por jogos off-road e ainda não temos títulos para a nova geração como DIRT (rally) e Mx Vs. Atv (motocross). Esse gênero está ficando esquecido.
• Para quem gosta de jogar online, não temos uma quantidade significativa de jogadores com consoles de nova geração. Vi muita gente comprando PS3 pra jogar GTA 5 com a galera e aquele sonho do online cross plataform até agora acho que só aconteceu com War Thunder, e não deve ser implementado mais, prolongando bastante a vida útil dos video games antigos.
• Como foi com o PS3 e o Xbox 360, imagino que a nova geração vai levar uns quatro anos para emplacar com um mix de jogos interessantes.
Felipe Demartini
• The Last of Us – Se tem um jogo que mostra o potencial da sétima geração, é este. É o ápice do que o PlayStation 3 é capaz de fazer em termos de gráficos e jogabilidade, e um dos pontos altos da indústria no que toca narrativa, construção de personagens e enredo. Um dos melhores jogos de todos os tempos.
• Jogos gratuitos – Para quem assina Plus ou Xbox LIVE, é hora de conhecer grandes nomes do passado sem pagar nada por isso. Como muitos dos grandes jogos das plataformas já são “antigos”, são cada vez maiores as chances deles se tornarem gratuitos nas redes online, e as empresas se comprometem a continuar esse suporte por um tempo ainda indefinido.
• Games de corrida – Se é fã da velocidade, deve permanecer no PS3 e Xbox 360. O único console de nova geração que realmente possui um jogo de respeito nesse segmento é o One e seu Forza Motorsport 5. Enquanto isso, os aparelhos antigos receberam GRID Autosport recentemente e ainda contam com os exclusivos Gran Turismo 6 e Forza Horizon 2, que está logo ali. Sem falar na abundância de volantes e acessórios. Se você gosta de correr, ainda não é hora de partir para a next gen.
Ana Paula Cruz
• Essa sétima geração ainda tem muita lenha pra queimar. Por exemplo, quer gráficos? Tem The Last os Us ou Halo 4. Quer corrida? Temos Gran Turismo 6 e Forza Motorsport 5. Quer um jogo de luta pra brincar com os amiguinhos? Pegue os controles e vão jogar Ultra Street Fighter IV. A lista é longa.
• Acredito que ainda não saiu nenhum game exclusivo que “justifique” a compra de um console da nova geração. Alguns são bons, mas ainda não saiu aquele título que a galera chamaria de “jogo do ano”.
• Sem falar que a Sony e a Microsoft são pilantrinhas, acredito que não vai demorar muito para saírem as versões slim do PS4 e Xbox One. Isso vai “baratear” as versões “fat” da nova geração, ou seja, para aqueles que são obrigados a esperar baixar os preços, como no meu caso, isso nos dará menos trabalho para juntar moedas.
Arthur Pereira Aques
Acredito que a antiga geração ainda tem um longo caminho pela frente antes que possa ser considerada ultrapassada. Dentre os vários motivos que me levaram a tirar essa conclusão, três se destacam:
• Red Dead Redemption – Um dos melhores jogos da antiga geração, considerado como uma obra prima da Rockstar. Esse foi um game que, na minha opinião, elevou muito o nível de jogos Western. Com uma história impecável, uma trilha sonora de emocionar e uma jogabilidade sem precedentes, é um título que todos que possuem um PS3 ou Xbox 360 têm o dever de jogar.
• Dark Souls II – A continuação do aclamado Dark Souls, da From Software, é um dos jogos mais frustrantes e ao mesmo tempo mais recompensadores que essa geração tem a oferecer. Com mais classes, mais armas e armaduras, mais bosses e uma jogabilidade melhorada, Dark Souls II é um “must have” pra todos aqueles que buscam um desafio entre os jogos da “old gen”.
• Biblioteca de jogos muito maior – Não há dúvidas de que os jogos da nova geração são lindos, mas é inegável que tanto o PS4 quanto o Xbox One possuem uma biblioteca de jogos insignificante se comparado com os consoles da geração anterior. Então acho que um dos maiores fatores que manterão a “old gen” na estrada por um bom tempo são os jogos, simples assim.
Diogo Fernandes
• O que falar dessa nova geração que mal começou e já causa tantas dúvidas? Primeiro que ela só vai dar as caras de verdade mesmo lá para o meio de 2015, o que quer dizer que temos aí, basicamente, um ano em que essa querida 7ª geração dos consoles ainda terá bastante força e nos proporcionando boas razões para não deixá-la de lado tão bruscamente.
• Segundo, que nem todos tiveram os três consoles principais, tendo agora uma boa oportunidade de desfrutar os exclusivos de cada plataforma com mais calma.
• Quem pôde aproveitar toda grandeza que o PlayStation 3 foi, com, o óbvio The Last of Us, God of War 3, a versão remasterizada de Shadow of the Colossus, Ni No Kuni, pra quem gosta de um RPG bacana e tantos outros, agora vai poder brincar um pouco com o Xbox 360 e seus Gears of War, a série Halo, Fable, Forza Horizon e mais uma cacetada de títulos que ficaram só na vontade.
• E quanto ao Wii? Que nem de longe tinha o poder de processamento semelhante aos dois outros rivais, mas, por favor, não caçoem dele. Mesmo sem todo o apoio das third-parties, ele conseguiu deixar a Sony e a Microsoft brigando pelo segundo lugar nas vendas com seus respectivos consoles. Isso não foi à toa. Para quem procura algo que seja apenas divertido, e que não se leve tão a sério assim, nas palavras de Shigeru Miyamoto, a Nintendo possui algo que nenhuma das outras empresas têm. Ele mesmo, o bigodudo, e todos os outros carros chefes da gigante japonesa. Jogos como The Last Story, The Legend of Zelda: Twilight Princess ou Skyward Sword, Donkey Kong Country Returns e, principalmente, Super Mario Galaxy 1 e 2 são títulos obrigatórios para fechar bem essa geração que se finda.
• Fazer isso é uma excelente estratégia para aguardar empresas lançarem as versões mais enxutas de seus novos consoles e ter algo novo pra jogar. Espere um pouco o lançamento dos “slims” ou das versões com HDs maiores. Porque do jeito que estão, apenas sete ou oito jogos serão suficientes para fazer você começar a pensar em qual jogo desinstalar para liberar espaço.
Edes WR
• Eu particularmente tenho uma biblioteca de respeito com jogos de PS3/Xbox360, respeito mais pela quantidade que pela qualidade, mas mesmo assim são jogos suficientes para me manter ocupado por mais um ano ao menos. E ainda tem uma meia duzia de bons jogos a serem lançados. Se você já tem seus “old gen” a mais de 3 anos, é provavel que sua biblioteca tenha jogos que não foram totalmente explorados.
• Caso você não tenha jogado Read Dead Redemption, eis um motivo mais que suficiente para manter seu old gen até joga-lo. É a melhor experiência e a mais variada em mundo aberto que você pode ter hoje, além de possuir um ambientação e história invejáveis. GTA V elevou a qualidade desses aspectos mas, como já foi anunciado para a mais nova geração, não conta nesta lista.
• Trilogias/séries consagradas marcaram a geração passada e merecem ser jogadas antes de partirmos para o próximo nível, só para citar algumas: Mass Effect, Uncharted, Gears of War, Assassins Creed, Batman, Demons/Dark Souls, Bioshock, Guitar Hero/Rock Band, entre outras.
• A geração passada nos introduziu ao ambiente online que não se resume somente ao multiplayer mas sim a uma gama de serviços e facilidades que tornam um console sem conexão com internet uns 50% menos interessante. Jogos indie, lançamentos sobre demanda no dia que chegam as lojas, serviços de streaming de vídeo, aplicativos de grandes sites de noticias de games e outros, demos, etc. Por mais que a nova geração tenha as mesmas funcionalidades, algumas ainda engatinham e outras ainda pairam nas promessas, aguardando uma futura atualização.
• A nova geração, seja qual for o console, não sai por menos de R$1.500 cada e ainda não temos uma quantidade de jogos que, ao meu ver, justifique tal investimento. Talvez você possua apenas um dos consoles da velha geração, então que tal aproveitar as promoções para adiquirir outros por um preço bem convidativo? É no final da geração que as desenvolvedoras tiram o máximo dos hardwares.
Italo Oliveira
• The Walking Dead: The Game – Um jogo de Point & Click bastante envolvente. Uma trama bem elaborada que, a partir das escolhas do jogador, vai conduzindo de forma ímpar e diferente para cada jogador e culmina em seu final já pré-estabelecido.
• Red Dead Redemption – O jogo de velho-oeste, que mais parece um filme clássico de Clint Eastwood, é repleto de reviravoltas, uma trama consistente e a jogabilidade não deixa a desejar.
• Super Mario Galaxy 2 – Diversão e nostalgia fazem desse jogo um dos melhores de sua geração. A prova que gráficos não são determinantes na qualidade de um jogo. Embora similar aos demais jogos da série, esse capítulo tem muitas novidades como exemplo usar a gravidade para alterar a jogabilidade, alem de usar bastante os recursos do Wii Remote, uma das novidades dessa geração.
• The Last of Us – Um jogo cinematográfico que acompanha a vida de sobreviventes em um cenário pós-apocalíptico. Uma história muito envolvente e um Multiplayer viciante. Destaque para a dublagem em português brasileiro.
• Grand Theft Auto V– Um título excepcional que permite ao jogador a liberdade total para explorar seus cenários com os melhores gráficos da série. O jogo causa diversas sensações primorosas como dirigir carro, moto, avião, andar em locais mais variados possíveis, uma trama bastante consistente e entre inúmeros atrativos.
André Ceraldi
• Preços – com a chegada do PS4/XONE, a tendência de queda nos preços de consoles, acessórios e jogos da “old gen” é uma tendência que já começa a ser sentida. Desde o lançamento da nova geração, mesmo os lançamentos mais badalados de PS3 e Xbox 360 sofreram uma queda em seus preços, e os games lançados há mais tempo apresentam uma queda de preços maior ainda. Hoje, já é possível comprar dois a três jogos novos com algo em torno de R$150-180, e falo de jogos de sucesso e de qualidade. Uma rápida pesquisa em sites de games e no Mercado Livre, comprova isso. E se você tiver perfil de garimpador, pode descolar verdadeiras pechinchas e descontos interessantes.
• Biblioteca de jogos – é óbvio que nenhum console nasce já com uma biblioteca de jogos grande. PS3 e X360 são dois consoles que oferecem grandes coleções, tanto em tamanho quanto qualidade. Há jogos para todos os gostos, bolsos e estilos, além de uma vasta quantidade de exclusivos para ambos os consoles.
• Online – Um dos maiores atrativos da sétima geração foi a facilidade de se jogar online com amigos ou com desconhecidos. Com o PS4 e XONE começando a fincar suas estacas no mercado, ainda é baixo o número de usuários com quem você pode jogar, e provavelmente você não tem mais que três ou quatro amigos que já migraram para a oitava geração, então, ainda resta MUITA diversão online na “old gen”, e isso ainda deve demorar um par da anos para ter o jogo virado a favor da “next gen”.
• Novas versões – Assim como aconteceu com a sétima geração, não deve demorar a aparecer um PS4 ou XONE “slim” que traga algumas melhorias no hardware. PS3 e Xbox 360 sofreram com problemas como YLOD e 3RL, e aprentemente até o momento, PS4 e XONE não sofrem com maus parecidos, pelo menos não na maioria dos casos. Porém, atualizações e melhorias pontuais de hardware são sempre passíveis de serem feitas, mesmo que a oitava geração tenha chegado ao consumidor final com menos problemas que seus predecessores.
Como vocês puderam ver nos comentários feitos pela equipe do NGP, motivos para continuar na sétima geração existem e são muitos, assim como também existem muitos motivos para partir pra oitava geração e desfrutar de tudo de mais moderno que ela pode oferecer. No fim das contas, é importante colocar todos os prós e contras de ambas as gerações na balança e assim decidir, qual será seu próximo passo nos video games: manter-se com PS3/X360/Wii por um tempo e engrossar sua biblioteca de jogos, ou partir para PS4/XONE/Wii U e explorar o que de novo esses consoles podem oferecer.