A Microsoft anunciou nesta segunda-feira (31) a promoção de Phil Spencer para o cargo de diretor geral da marca Xbox. Agora, ele deixa de ser o responsável apenas pelos estúdios de desenvolvimento da empresa para assumir também serviços como a Xbox LIVE, Xbox Music e Xbox Video, além da estratégia relacionada aos consoles em si.
Apesar de cada vez mais voltada para serviços de entretenimento e ofertas que vão além dos jogos, Spencer afirmou que sua promoção se trata de colocar um gamer na direção do Xbox e garantiu que esse é e sempre será o verdadeiro ideal do console. Em entrevista ao site Joystiq, ele também disse que sua gestão dará mais suporte aos criadores de conteúdo, tanto independentes quanto grandes empresas, para garantir bons lançamentos e exclusividades.
Spencer assume a vaga que antes era ocupada por Marc Whitten. O antigo diretor do segmento Xbox deixou a empresa para ocupar cargo semelhante na Sonos, uma empresa especializada em áudio residencial. Para o novo gerente, a mudança é positiva, já que aproximar os estúdios de desenvolvimento de outros parceiros comerciais e do desenvolvimento da própria plataforma será um grande passo para a Microsoft.
A divisão do Xbox passará por mais uma grande mudança nos próximos meses, assim que a empresa americana concluir sua aquisição do segmento de dispositivos da Nokia. Com o fim dessa negociação, o CEO da fabricante de celulares, Stephen Elop, assumirá toda a parte de aparelhos da Microsoft, o que significa que ele será o responsável-mor pelo Xbox, além de toda a oferta de computadores, smartphones e tablets da companhia.