Desde Grand Theft Auto: San Andreas, um aspecto em particular se tornou uma fixação nos jogos de mundo aberto. No clássico jogo da Rockstar, a transposição entre diversas cidades acontecia de forma bastante natural, por meio de rodovias, autoestradas e caminhos vicinais, dando realmente a sensação de distância e mudança de geografia. O personagem estava, efetivamente, viajando, e você com ele.
Passam-se dez anos e esse tipo de sensação, talvez intimista, mas que sei ser compartilhada por outras pessoas, nunca mais deu as caras. Mesmo GTA 5, com seu mundo aberto gigantesco, tem apenas uma cidade e, por mais que você passe horas rodando pelo cenário, não terá plenamente a sensação de estar passeando por aí. Até que a Ubisoft, que vem se tornando cada vez mais uma expert em sandbox, finalmente conseguiu fazer com que eu voltasse a esse passado tão nostálgico.
Não fiz a conta, mas posso dizer que 70% do tempo que passei experimentando a Beta de The Crew foi gasto dando voltas por aí, ouvindo a fenomenal trilha sonora e viajando de um lado a outro dos Estados Unidos. Nada de missões ou a busca por melhorar o ranking ou meu veículo. O que realmente me impressionou foi a liberdade proporcionada.
Acomode-se ao volante
Assim que a versão de testes me permitiu, deixei Detroit e o meio-oeste americano, onde estão localizadas boa parte das missões, e tracei uma rota até Los Angeles, do outro lado do mapa. Foi um percurso que me tomou mais ou menos duas horas, nada próximo do que seria na vida real, mas que me deu uma noção do que é The Crew melhor do que qualquer missão ou objetivo apresentado.
Falando neles, eles estão presentes por todo lugar. Mesmo que você não esteja em uma corrida ou segmento específico da história, é possível participar de desafios dos mais diversos tipos. Um deles, por exemplo, pede que você siga em alta velocidade sem sair da via, enquanto em outro, o objetivo é realizar um salto sensacional a partir de uma rampa determinada. São passatempos que contribuem para o nível de seu personagem, garantem pontos de experiência e dão mais o que fazer durante as viagens mais compridas.
Como conta a história, todo o território dos Estados Unidos é dividido em setores, onde estão pilotos de diversos rankings e com estilos diferentes de pilotagem. As missões do modo campanha de The Crew te levarão por todo o país, enquanto você evolui suas habilidades para se vingar pela morte de seu irmão e trazer um agente corrupto do FBI à justiça. Dessa forma, os desafios espalhados pelo país também só podem ser acessados quando você ultrapassa um determinado nível de habilidade.
Mesmo com essa evolução segmentada, a qualquer momento, você pode simplesmente abandonar a sequência central de missões e ir comprar um carro de uma montadora do outro lado do país ou apostar corridas em lobbies multiplayer que estão a 1h30 de distância. Em The Crew, o mundo é seu e a liberdade é total.
Ambientes em transformação
Sempre brinquei que a Ubisoft é especialista em criar jogos cujas side missions são tão ou mais interessantes que a trama principal. Foi assim em minha experiência com Far Cry 3 e Watch Dogs e, pelo jeito, também será desta maneira com The Crew. Em muitos momentos, simplesmente esqueci que tinha missões para fazer e simplesmente segui em frente, observando o lindo mundo do game e todos os seus detalhes, que exibem um cuidado impressionante.
De vez em quando, a estrada é invadida por animais selvagens e você precisa tomar cuidado para não atropelá-los. Em outros, se você não prestar atenção, verá seu carro ser completamente destruído por uma vaca que resolveu pastar no meio da estrada. Bares na beira de rodovias tem carros estacionados e a luz do sol bate nos seus olhos no fim de uma subida, impedindo que você veja o que está adiante. Todas condições plenamente possíveis numa viagem e que ajudam na ambientação e realismo do game.
A trilha sonora também merece uma menção e faz inveja a muitas playlists de turistas. Nomes como Lorde, Mos Def, TV on the Radio e Bloc Party dão o tom do game e geram ainda mais vontade de continuar dirigindo em vez de entrar numa missão. Seria pedir demais a existência de rádios regionais, claro, mas o conjunto de canções é suficiente para entreter mesmo quando você está andando a esmo por aí.
A Ubisoft mostra também um cuidado com a geografia. É claro, a extensão completa dos EUA jamais poderia ser transporta para um game, mas em escala menor, temos, sim, a sensação de estarmos rodando pelo país. De acordo com a região, temos mudanças no clima, rodovias mais sinuosas ou grandes autoestradas, assim como o visual bem característico das metrópoles. Se você já viu meia dúzia de filmes, será capaz de saber que está chegando em Nova York ou Las Vegas, por exemplo, antes que o jogo te indique isso.
Viva conectado
Tudo isso pode, e deve, ser compartilhado com os amigos. Como o nome já diz, o grande foco de The Crew é a jogabilidade cooperativa e você poderá formar equipes com amigos para competir juntos ou separadamente em todas as provas do game. Seja como for, os pontos obtidos valem para toda a turma e ajudam na escalada de todos até os pontos mais altos da gangue de corredores ilegais.
Aqui e ali, “fantasmas” com recordes e ações de outros jogadores aparecerão, convidando você a disputar contra eles. Em outros momentos, você poderá chamar companheiros para uma determinada corrida e participar lado a lado em busca das melhores colocações. Todas as provas são cooperativas e todo o sucesso precisa ser dividido.
Nesse sentido, é uma pena que a Ubisoft tenha escolhido o PC como casa de sua versão Beta. O uPlay não é exatamente o sistema de distribuição mais usado do mundo e, para a maioria das pessoas, a lista de amigos por lá está vazia. Muitos, então, acabaram jogando com desconhecidos ou, então, adicionando os brothers ali na hora, para jogatinas rápidas que não voltarão a acontecer tão cedo. Faz pensar na maravilha que seria um teste desse tipo também nos consoles ou Steam.
Mas não precisaremos esperar muito para saber como tudo vai funcionar nesses casos. The Crew não demora muito a chegar e tem lançamento marcado para o dia 11 de novembro no PC, Xbox One e PlayStation 4. Se depender do Beta, é o tipo de jogo que vai manter muita gente dirigindo por horas, sem parar para dar aquela soneca recomendada durante viagens longas.