Muito se falou, especulou e antecipou, mas agora os números oficiais estão aí. Mesmo com quase três milhões de unidades vendidas até o final de junho, Mario Kart 8 não foi capaz de reverter os números negativos da Nintendo, que registrou perdas de US$ 97,2 milhões no primeiro trimestre do atual ano fiscal.
Houve sim, crescimento. De acordo com os números oficiais, 510 mil unidades do aparelho foram comercializadas entre abril e junho de 2014, um aumento totalmente atribuído à chegada do game de corrida. Esse total, porém, não foi suficiente para que a companhia fechasse o período com números no azul, algo que não é visto já há alguns anos.
Admitindo que o Wii U ainda “passa por um período desafiador”, porém, a empresa não diminuiu a expectativa de vender 3,6 milhões de unidades do console até março do ano que vem. Para a empresa, a ideia agora é continuar investindo no potencial de Mario Kart 8 como um system seller, além de focar na chegada de novidades como Super Smash Bros., também visto como um grande alavancador, e as figuras Amiibo. Ambos chegam às lojas no final do ano.
Atualizando seus números totais, a Nintendo anunciou que 6,68 milhões de Wii Us foram vendidos em todo o mundo, colocando-o na segunda posição entre os consoles mais vendidos da atual geração. Deve-se levar em conta, claro, que o aparelho foi lançado no final de 2012, enquanto os concorrentes Xbox One e PlayStation 4 foram disponibilizados apenas um ano depois.
Ainda, de acordo com a “Big N”, Mario Kart 8 representou, sozinho, 64% de toda a venda de jogos para o Wii U entre os meses de abril e junho. No total, foram comercializados 4,39 milhões de títulos.
Enquanto isso, no campo dos portáteis, houve uma diminuição esperada nos resultados. Sem falar em vendas, mas citando a ausência de grandes lançamentos durante o período, a Nintendo revelou o envio de 820 mil unidades do console para as lojas de todo o mundo, uma grande redução em relação às 1,4 milhão no mesmo período do ano passado.
Kirby: Triple Deluxe e Tomodachi Life são os novos jogos da plataforma a ultrapassarem a marca do um milhão de cópias vendidas, um crescimento que a empresa acredita que vai continuar acontecendo. A explosão de verdade, porém, deve acontecer ao longo dos próximos meses, quando chegam às lojas Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire, além da versão 3DS de Super Smash Bros.