Final Fantasy XIV, Murdered: Soul Suspect e as microtransações fizeram a festa da Square Enix no último trimestre, resultando no que a empresa chamou de um período muito acima do esperado. Em seu relatório mais recente, a companhia revelou um aumento de 56,8% nas vendas, principalmente no mercado digital, movimentando um período que é tradicionalmente fraco.
Com US$ 368,7 milhões acumulados no período, a empresa saiu de um panorama de perdas para um de lucro, recuperando-se de forma gradativa e com boas expectativas para o futuro. Os números positivos também se devem a medidas de reestruturação interna, que reduziram os custos e permitiram o foco naquilo que realmente importa.
Foi o segmento digital o principal responsável pelos resultados. Principalmente no Japão, o setor apresentou grande sucesso com seus títulos para navegador e mobile, com diversos jogadores investindo em microtransações e adquirindo itens virtuais. A maioria destes títulos não está disponível por aqui, com a Square afirmando que eles são desenvolvidos e voltados especificamente para os gostos nipônicos.
Os números positivos foram suficientes para que a Square Enix olhe com mais empolgação para o futuro. A empresa previa perdas de ¥ 1,3 bilhões até setembro deste ano, mas agora, prevê um lucro de número semelhante pela continuidade do sucesso de suas ofertas digitais e mobile.