Todo mundo deve imaginar que a chegada de qualquer produto às lojas é um fator de risco e que, inicialmente, mesmo com boas vendas, as fabricantes continuam perdendo dinheiro. Mas é raro ver isso quantificado da maneira como aparece no relatório anual da Microsoft, que revelou perdas de US$ 400 milhões com a chegada do Xbox One às prateleiras.
De acordo com o documento, uma exigência do governo americano para empresas que negociam ações nos Estados Unidos, o lançamento do console gerou ganhos de US$ 1,7 bilhão no final de 2013. Por outro lado, os custos da divisão Xbox, que lida com o aparelho, foram de US$ 2,1 bilhões. Aqui, por exemplo, entram os valores de pesquisa e desenvolvimento, marketing e o próprio processo de produção do dispositivo.
Nada disso, porém, significa que a empresa está tendo prejuízo. Valores assim são comuns, principalmente em grandes empresas de tecnologia, e acabam sendo diluídos ao longo do tempo, na medida em que mais video games são vendidos e disponibilizados nas lojas. Ainda assim, é um valor considerável, com o qual, possivelmente, a Microsoft está lidando até hoje.
Esse fator também pode ser um dos principais responsáveis por uma série de mudanças recentes na plataforma, como a remoção do Kinect para atingir um preço equivalente ao do PlayStation 4. Mesmo assim, o setor responsável pelo Xbox continua sendo um dos mais lucrativos da Microsoft. De acordo com estimativas não-oficiais, o One já vendei cerca de 5 milhões de unidades em todo o mundo.
Com informações do DualShockers.