Esqueça simular um guitarrista ou um dançarino em frente à TV.Agora é hora de conhecer um pouco sobre um dos jogos musicais de maior sucesso nos consoles, celulares e arcades do Japão: o simulador de tambores, Taiko no Tatsujin!
O título japonês significa “Mestre dos Tambores”, algo bem similar com Guitar Hero (Herói da Guitarra), mas se neste os jogadores suam a camisa para fazer combos de instrumentistas do Rock n’ Roll, em Taiko no Tatsujin você simula batidas de tambores japoneses com rostinhos felizes e alegres em músicas que variam desde 8 bits, J-Pop, Anime Music até clássicos de Beethoven.
Criado pela Namco e lançado inicialmente nos arcades no ano de 2001, ninguém esperava tamanho sucesso de um jogo no qual o propósito é diferenciar os botões entre o combo vermelho e azul e bater no ritmo certo. Essa expectativa não estava tão errada, afinal, no início o jogo apresentava uma dificuldade fraca até mesmo em níveis maiores, o que afastava os jogadores mais hardcores da máquina.
Hoje, porém, o Mestre dos Tambores conta com mais de 50 títulos espalhados entre os arcades e os consoles Playstation 2, PSP, Wii, Wii U, Nintendo DS, 3DS e celulares, todos eles exclusivos nas plataformas japonesas. A exceção é Taiko Drum Master, lançado para PS2 em 2005 na tentativa de levar o jogo para o Ocidente, uma ideia que não teve êxito, pois nem sempre uma ideia executada no Japão dá certo fora do país. É nessa situação que se encaixa o título único que conta com músicas de artistas como Britney Spears, Madonna, Queen, Goo Goo Dolls entre outros.
O modo de jogar, como já dito, é bem simples e segue a mesma mecânica de outros games do gênero, como o conhecido e abandonado Donkey Konga, também lançado pela Namco. Uma esteira rola na tela com botões que devem ser apertados de acordo com o tempo da música e na linha em que aparece. Existem diversos controles para as plataformas, além da tradicional nos Game Center. Você pode usar o joystick, o touchpad ou o acessório parecido com um tambor, que pode ser encontrado em bundle ou vendido separadamente por ¥4,100 yenes, equivalente a R$ 90.
Nas versões mais recentes dos jogos da franquia, você também pode jogar com seus amigos no modo cooperativo ou numa batalha cheia de barulhos, incluindo itens que atrapalham o adversário durante um combo na música.
O jogo apresenta um visual bem infantil, colorido e extravagante, e tem como mascotes os personagens Don e Katsu, os tambores vermelho e azul respectivamente. E nada disso impede que o jogo seja tão desafiador quanto os outros games musicais conhecidos no mercado. Dividido nas dificuldades Fácil, Médio, Difícil e Demoníaco, Taiko no Tatsujin acerta em cheio ao conquistar desde o público mais casual até aqueles que suam a camisa até chegar no último nível. Abaixo uma listagem com vídeos que mostram até onde a dificuldade e o sucesso dos jogos da franquia chegam no Japão.
A mecânica dos rostos felizes
- Vermelho/Azul – Aperte o botão certo no momento certo.
- Vermelho/Azul Grande – Aperte dois botões respectivos no momento certo.
- Amarelo – Nessa linha, aperte qualquer botão o máximo de vezes que puder para contabilizar pontos, você pode criar sua própria harmonia se não estiver preocupado com ranking.
- Amarelo Grande – Parecido com a execução acima, dessa vez você precisa apertar dois botões ao mesmo tempo quantas vezes puder.
- Balão – Aperte o mais rápido os botões de ação até estourar o balão.
Tambores, dragões e fantasmas
Nos consoles, além do modo tradicional, alguns títulos trazem um tipo de Modo Aventura, que conta histórias sobre dragões, demônios e fantasmas, isso tudo mesclado com as batalhas contra chefes e inimigos durante uma partida musical. Assim como todo jogo, quanto mais você avança, mais difícil ficam as músicas e os confrontos. Veja só a confusão que fica o cenário quando você tem que se preocupar com os combos da música e também com os obstáculos na tela:
Setlist – Tudo misturado e divertido
Com uma biblioteca repleta de músicas de diversos estilos, Taiko no Tatsujin tem o poder de encantar qualquer ouvido, mesmo que estes sejam só para assistir e ouvir os amigos ou familiares jogando. A setlist variada inclui músicas que estouram nas rádios japonesas e de artistas conhecidos pelo país como X-Japan, Kyary Pamyu Pamyu, HY e até mesmo Hatsune Miko, aquela menininha virtual com voz fininha cantando músicas com sons psicodélicos mas ao mesmo tempo contagiantes.
Clássicos como as trilhas de Mario, Pokémon, Naruto e One Piece também não estão de fora, e nem mesmo Beethoven. E claro que o jogo conta com canções originais para o game, e são nelas onde se encontram as maiores dificuldades. Uma das canções mais desafiadoras do jogo se chama Medley 2000, que reúne todas as músicas-chefes do jogo e exige muita dedicação o desafio ser vencido.
Quer experimentar?
Além da versão americana fracassada de Playstation 2, os donos de Nintendo DS ou PSP, graças ao suporte de região livre, podem jogar os títulos japoneses em console de qualquer região. Então, para você que tem interesse em experimentar mais esse jogo musical, dê uma pesquisada sobre esses títulos:
- Touch de Dokodon (2007) Nintendo DS
- Nanatsu no Shima no Daibouken (2008) Nintendo DS
- Dororon! Yokai Daikessen!! (2010) Nintendo DS
- Portable (2005) Playstation Portable
- Portable 2 (2006) Playstation Portable
- Portable DX (2011) Playstation Portable
Se quiser experimentar no celular – mas não aproveitar a experiência do jeito certo pela falha jogabilidade – pesquise por “Taiko no Tatsujin” nos sistemas iOS e Android.
Curiosidades
– É possível jogar com os personagens Don e Katsu nos arcades de Mario Kart GP DX.
– Eles são personagens selecionáveis também em Puzzle & Dragons.
– Existem máquinas caça-níqueis que utilizam a marca.
Taiko no Tatsujin ainda tem um bom desempenho em vendas para os consoles Wii U e 3DS, e está sempre cercado por pessoas nos arcades e até mesmo espectadores, desde turistas até os japoneses locais. O mais recente título lançado é Taiko no Tatsujin Wii U Version, e os orientais esperam pela próxima versão já anunciada do jogo para o Nintendo 3DS, chamado Don to Katsu no Jiku Dai Bouken (A grande aventura de Don e Katsu pelo Tempo e Espaço), com lançamento previsto para 26 de Junho.
Fontes: Don da Page, Taiko no Tatsujin To Wiki