A “Big N” está começando esta semana com uma nova liderança. E não, ao contrário do que todo mundo esperava, não foi Shigeru Miyamoto quem subiu ao posto de diretor da empresa. De acordo com anúncio oficial feito nesta segunda-feira (14), no Japão, Tatsumi Kimishima assumirá como CEO da empresa em definitivo, controlando todas as operações da companhia ao redor do mundo.
Até agora, ele atuava na empresa como diretor de recursos humanos, após ter sido diretor geral por algum tempo. Seguindo a estrutura que já existia durante a gestão de Iwata, ele trabalha ao lado de Genyo Takeda, o criador do Wii, como “conselheiro de tecnologia”, e o já citado Miaymoto, como “conselheiro criativo”. Os dois permanecem nos cargos de diretores gerais da empresa, que já possuíam anteriormente.
Kimishima não é nenhum novato nos postos de gestão da companhia. Apesar de sua origem japonesa, ele foi, de 2002 a 2006, o presidente da Nintendo of America, antes de ser substituído no cargo pelo nosso querido Reggie Fils-Aime, que o ocupa até hoje. Antes de entrar na Nintendo, ele trabalhou como diretor financeiro da The Pokémon Company e também como CEO da desenvolvedora para o mercado americano.
Mas é ainda mais no passado que está o provável real motivo por trás da indicação de Kimishima para o posto de presidente da Nintendo. Antes de entrar para a empresa, ele trabalhou durante 27 anos no Sanwa Bank of Japan, uma das maiores instituições financeiras da Terra do Sol Nascente, onde esteve por trás de expansões, desenvolvimento de novos negócios e também comunicação interna, tendo trabalhado em diversos escritórios ao redor do mundo.
A ideia geral é que a entrada do executivo no mais alto escalão da “Big N” tenha a ver com a introdução de um background financeiro à tecnologia e criatividade que já estavam presentes por lá. A Nintendo não falou muito sobre o assunto, mas supõe-se que a união de Kimishima, Takeda e Miyamoto possa não apenas continuar o legado de recuperação deixado por Iwata, mas também levar a companhia para patamares ainda maiores no futuro, com o lançamento de novos consoles e a tão esperada chegada ao mundo mobile.
O cargo de presidente da empresa estava vago desde o dia 11 de julho, quando a Nintendo anunciou o falecimento de Satoru Iwata. Vítima de um câncer, o presidente da Nintendo era uma das caras mais carismáticas da empresa. Além disso, também trabalhou como desenvolvedor em games de sucesso da companhia, sendo um dos nomes por trás do personagem Kirby.
Via Kotaku.