Pouco antes do iPad ser apresentado ao mundo em 2010, sob uma chuva de mimimi onde os manjadores diziam que o tablet não passava de um iPhone grande (tolinhos que não imaginavam o modelo Plus) ou que serviria apenas para ler o exemplar do New York Times num aparelho – caro – feito pela Apple, lá naquele início pode-se imaginar um caminho bifurcado entre uma existência sem os melhores jogos casuais já feitos e o que temos hoje em dia. Thank you, Jobs.
Com a plataforma instalada e bem propagada, não demoraria para um tipo especifico de jogo, feito sob medida para os tablets, fazer um sucesso astronômico, conquistar o mundo mais dois continentes à escolha do desenvolvedor e chegar com status de must have nas lojas de aplicativos dos sistemas operacionais. Bem, demorou um pouco. Dos jogos mais voltados para o nicho de cardgames, tipo Magic: The Gathering, até o Hearthstone fazendo seu percurso saindo dos PCs e chegando até aos dispositivos móveis, foi um trajeto relativamente longo, mas que serviu muito bem para pavimentar o tipo de jogo que se encaixaria como uma luva nos tablets.
Misturar estratégia com elementos de RPG na medida certa já ganha pontos infinitos comigo. Colocar uma roupagem mais carregada do RPG clássico, de mesa, tabuleiro e pecinhas junto com aquele aspecto de boardgame velho (saudades Dragon Quest da Grow), ilustrações que resgatam de forma fiel os suplementos e os livros básicos ainda do Advanced Dungeons and Dragons e tudo GRATUITO, fez Loot & Legends estar na lista dos 25 melhores jogos de 2015 para iPad, selecionados pela Apple.
Loot & Legends
https://www.youtube.com/watch?v=bEpu3PAdcQQ
De forma semelhante à Hearthstone, somos segurados pela mão no início da aventura e nos é apresentado todo o conjunto de regras que estabelece o jogo. Bastante simples, sendo os movimentos no tabuleiro definidos pelas cartas que o jogador seleciona. No game, contamos com um trio de heróis que o jogador para seguir em frente e suas características influenciadas pelas suas “pilhagens” durante à aventura, na qual, cada item, resulta em um conjunto de cartas e suas habilidades.
Jogo gratuito com pilhagens e conjunto de cartas com habilidades normalmente escondem uma enorme mina de micro transações em suas entranhas. E sim, elas até existem em Loot & Legends (afinal todo mundo precisa de dinheiro), mas são da maneira honesta. É aquela já conhecida história, o jogador consegue os itens de forma normal com o decorrer do jogo, mas se quiser avançar mais rápido gasta-se dinheiro real.
O diferencial de Loot & Legends (ou L&L, sacaram?) é a história contada desde o início da sua jornada. Sendo idêntico aos livretos de aventuras prontas que ajudaram a inúmeros narradores e nestres de RPG a conduzirem suas primeiras campanhas e dando base para criação das suas próprias histórias.
Jogando sem parar, algo bem possível de acontecer, a campanha principal se torna relativamente curta, mas o jogo tem, também, um modo Arena, contando apenas com seus heróis e suas cartas contra outros personagens controlados pelo próprio jogo, onde o objetivo é adquirir o pontos para serem utilizados na compra de itens e coletar suas pilhagens para melhorar suas habilidades.
Porém…
Loot & Legends é uma adaptação do game para PC chamado Card Hunter, também gratuito no Steam, utilizando a mesma premissa, onde o jogo é todo online. E no iPad não é diferente. Esse é o único problema encontrado no jogo, a impossibilidade de jogar em um lugar sem sinal de internet, ainda bem que isso é raro por aqui.
A Dropforge, desenvolvedora de game, prometeu o lançamento também para o Android, assim como a tradução do jogo para novas línguas e conteúdos localizados, mas uma data ainda não foi definida.
Com o único custo de um download pesando nem 70MB e as horas de diversão que Loot & Legends trará, só poderia ser superada com uma sessão de RPG de tabuleiro de verdade. E conforme a imagem abaixo, não me surpreenderia com algum crowdfunding da Dropforge pra isso ser plenamente possível.
Jogando dinheiro na tela e colocando notas no drive de CD (que nem existe mais) pra ver se acontece algo. Por enquanto sem sucesso. Aguardaremos.