Você com certeza já assistiu a essa história no cinema, e se não o faz, deveria. Um astronauta, preso no espaço e lutando pela sobrevivência na pior condição possível após um acidente em uma estação espacial. Poderia ser “Gravidade”, filme estrelado por Sandra Bullock, mas é Adr1ft, o primeiro game de Adam Orth desde sua saída da Microsoft.
Ele agora é o diretor da Three One Zero, uma produtora independente que diz trabalhar em jogos focados em entregar uma experiência para seus jogadores. É assim que ele define o título, como um FPX (first-person experience), na qual o usuário viaja por uma história e realiza ações que podem alterá-la ou gerar diversos resultados. Apesar de independente, a Three One Zero trabalha ao lado da 505 Games na publicação de Adr1ft.
Se o nome Adam Orth não soa estranho para você, é porque você acompanhou a polêmica após o anúncio do Xbox One. Na época como diretor criativo da Microsoft, ele defendeu as políticas always-online do console afirmando que todos os jogadores deveriam ter internet e “lidarem com isso”, já que tais questões seriam o futuro dos games. Suas declarações foram o pivô de problemas que levaram à sua demissão e também a diversas mudanças na arquitetura inicial do aparelho.
O jogo será disponibilizado no ano que vem para PlayStation 4, Xbox One e PC. O suporte a dispositivos de realidade virtual, como o Rift e o Morpheus, também está nos planos.