O designer-chefe de Alien: Isolation, Gary Napper, fez uma comparação inusitada ao falar do título para o The Angry Joe Show (via VG247). De acordo com ele, o game, apesar de ser de tiro em primeira pessoa, tem uma jogabilidade bastante semelhante à de um Metroidvania, com o jogador podendo retornar a áreas anteriores em busca de segredos ou itens que possam ter sido deixados para trás.
Ele conta que o jogo pode ser terminado em cerca de 15 horas, mas que esse tempo pode ser aumentado caso o usuário realmente decida explorar cada cantinho e ver tudo o que o título tem a oferecer. A história será não apenas contada por objetivos principais e cenas de corte, mas também em áreas abertas com o progresso do jogador.
Napper também explica que, dependendo do estilo do jogador, ele pode passar horas e horas sem encontrar um único Alien sequer. Isso não é muito legal e, para eles, teve de ser um aspecto a ser levado em conta no comportamento dos inimigos, com mais e mais situações combativas sendo criadas. Ainda assim, se o jogador for furtivo o suficiente, poderá passar pelo jogo com segurança e encontrar poucos momentos de real perigo.
Alien: Isolation chega em 7 de outubro para PC, Xbox One, PlayStation 4, PS3 e Xbox 360.