Com anos de atraso e após forte influência dos espectadores do NGP e da namorada, finalmente coloquei as mãos no modo multiplayer de Grand Theft Auto V. O título tem um dos onlines mais complexos, variados e interessantes que já experimentei em todos esses anos, e logo de cara, dá para entender porque os vários pedidos por gameplays dele, e tanta gente jogando desde o lançamento até agora.

A bem da verdade, a experiência recente não foi a minha primeira com o game. Joguei brevemente o modo online de GTA 5 em seu lançamento original, ainda no PlayStation 3. Quem acompanhou se lembra da demora da Rockstar em liberar a porção conectada do título, e os inúmeros problemas de conexão, travamentos e longas esperas que incomodaram bastante os jogadores ansiosos para entrarem nesse mundo.

Foi justamente por isso que acabei não permanecendo nesse universo. Grand Theft Auto V saiu nos dias seguintes a uma demissão e isso me permitiu terminar seu modo campanha e explorar boa parte de suas possibilidades em poucas semanas. Quando o Online chegou, entretanto, eu não estava mais tão disponível assim; as responsabilidades da vida real já cobravam seu preço e o trabalho com games demandava que eu jogasse outras coisas.

Foi justamente por isso que, também, acabei não adquirindo o game novamente quando ele foi relançado. Eu não via motivos para voltar a uma campanha que eu já conhecia bem, mesmo com os novos gráficos, e o modo Online não havia me pegado. Simplesmente deixei ele para lá, e apesar de ter me divertido com as insanidades que vi em alguns gameplays ao vivo, nunca havia experimentado essa ação eu mesmo.

E, amigos, eu estava perdendo muita coisa. Conectado, GTA 5 se comporta quase exatamente como na versão offline, e isso é um grande negócio. Temos tantos NPCs, trânsito, caminhos e opções quanto na campanha, e a quantidade de coisas para fazer é tão impressionante quanto. Poder fazer tudo isso com um amigo, então, torna o título ainda mais incrível.

GTA

O suporte da Rockstar também é louvável. Os golpes, por exemplo, adicionam a camada de estratégia necessária para quem não se contenta em, apenas, sair atirando por aí. E ainda existem as missões exclusivas, os esquemas de contrabando e, minha parte preferida, as corridas acrobáticas. É isso é só alguns exemplos principais que vêm à cabeça no momento.

Um forasteiro em uma terra de ladrões

Entretanto, para jogadores de primeira viagem, chegar no mundo de GTA Online é como desembarcar em um país estrangeiro, sem falar a língua nem ter lugar para dormir. A quantidade de coisas para serem feitas chega a ser embasbacante, e não existe uma linha guia direta. O jogador é lançado à própria sorte e precisa se virar para entender aquele mundo que, apesar de familiar, também tem suas próprias regras.

GTA

Aqui, a ajuda de amigos que entendam desse universo é essencial para que você, isso mesmo, peça direções. Comprar um apartamento é essencial para ter acesso aos Golpes, roubos grandes como os vistos na campanha principal, por exemplo. E só com uma moradia você consegue comprar veículos e ter acesso a todas as roupas adquiridas nas lojas.

Os usuários do modo online gostam de escrotizar uns aos outros, mesmo aqueles que te acompanham em um roubo perfeito, mas você pode impedir isso ativando o Modo Passivo. E nada disso é explicado direito.

O sistema de matchmaking também é um pouco esquisito e rola pelo celular, com letras miúdas e pouco explicativas. Um jogador de primeira viagem pode, de repente, se ver em um mata-mata com gente muito mais habilidosa, acabando massacrado. É algo que pode acabar afastando muita gente, mas um fator que acaba mitigado pela presença de um amigo, que vai te pegar pela mão e levar para conhecer as fases, missões e peculiaridades desse jogo.

GTA

A demora também é um fator que deve incomodar aos mais impacientes. GTA Online não é um título para ser jogado em um espacinho de lazer, quando você tem 15 minutinhos para matar. Os loadings são enormes e o tempo de espera para passar de uma sessão para outra ou iniciar uma missão qualquer é significativamente grande. Culpa do mundo gigantesco disponível, claro, mas também de uma falta de otimização, uma vez que problemas de conexão também são frequentes mesmo depois de tanto tempo.

A Rockstar pode até ter negligenciado a usabilidade e apresenta suas falhas no sistema online, mas no restante do tempo, apresenta um mundo incrível, completo e em constante movimento. A experiência é tão interessante quanto a campanha, apesar da ausência da consistência vista na história original, e apresenta uma alternativa que vai manter Grand Theft Auto V dentro do seu console por muito tempo.

A experiência é incrível e, como todo game online, fica muito melhor com um amigo. Em GTA, o crime compensa e os ladrões têm uma vida de glórias, apesar dos percalços pelo caminho. Mesmo tanto tempo depois de seu lançamento, o título ainda é uma obra-prima, e deve permanecer como tal por muitos anos mais com a adição de conteúdo. A vida é loka, e longa.

Encontrou um erro?

Envie um email para contato@newgameplus.com.br com a URL do post e o erro encontrado. Obrigado! ;-)