Com a revelação do Windows 10 ao mundo, a Microsoft quer dar mais um passo em direção à integração completa entre todos os sistemas, sejam eles computadores, celulares, tablets ou consoles. Segundo a empresa, a ideia é garantir que muitos, senão todos, os aplicativos que funcionem no sistema operacional sejam também compatíveis com o Xbox One, além da plataforma Windows Phone que está disponível em seus aparelhos mobile.
Trata-se do que a empresa chama de “aplicativos universais”. Como todos os sistemas são baseados na mesma infraestrutura, essa integração e conexão entre aparelhos fica mais fácil, já que, na teoria, basta apenas adaptar a usabilidade para cada plataforma, bem como garantir que tudo funcione como deve.
Assim, também, reduzem-se os custos de manutenção e desenvolvimento. Com uma única loja online, a empresa é capaz de entregar produtos para todo o seu ecossistema, aumentando o alcance de suas soluções e incentivando a compra de mais equipamentos da marca.
O Windows 10 já está rodando em uma prévia gratuita, disponível para usuários interessados. O lançamento da versão final do sistema está marcado para o ano que vem, ao lado do DirectX 12, nova arquitetura da Microsoft para games.