Antes conhecida como a casa do Summer of Arcade e suporte principal dos títulos independentes nos consoles de mesa, a Microsoft foi pouco a pouco perdendo a mão nesse segmento e, ao final do ciclo de vida do Xbox 360, havia perdido esse título para a Sony. Agora, com o Xbox One, porém, a empresa de Redmond parece disposta a recuperar a coroa.
Prova disso é a exclusividade temporária de Oddworld: New ‘n’ Tasty, título que chega no final do ano para o console e, só depois e em data ainda não anunciada, para o PlayStation 4 e Steam. Vejam bem, a Microsoft conseguiu roubar o título até mesmo dos PCs, onde a publicação de jogos é mais simples, rápida e, acima de tudo, eficaz.
Palavras de amor foram ditas pelo próprio criador de Oddworld, Lorne Lanning, apenas meses depois de sugerir, na imprensa, que todo o time da Microsoft encarregado de cuidar dos indies fosse demitido. Segundo ele, em declarações ao Eurogamer, foi justamente essa revolta pública que motivou as conversas iniciais com a empresa, que acabaram culminando na exclusividade temporária. Mais do que isso, o designer espera que os papos tenham aberto o olho da empresa, novamente, para esse mercado.
O jogo que chega em 22 de julho ao console tenta ser um pouco mais acessível que seus antecessores, um efeito da atenção renovada que ele vem tendo. Entre diversas outras estratégias para garantir isso estão uma redução no espaço entre os checkpoints, além de investir em uma maior quantidade de nuvens de vapor e obstáculos atrás dos quais o protagonista, Abe, poderá se esconder.
Confira um pouco da jogabilidade do game no nível acima e conheça as mudanças que um console de nova geração e cenários 3D podem fazer a um velho clássico.