Em uma boa notícia para quem pretendia aproveitar este final de semana para jogar, a Sony afirma que os serviços ligados à PSN e o modo online de seus consoles estão voltando a funcionar gradativamente. Apesar de ainda não existir confirmação oficial de retorno, a empresa vem informando a usuários por meio do Twitter que eles podem tentar se conectar à rede a partir de agora.
O NGP conseguiu acessar o sistema por meio de um PlayStation 4 após duas tentativas, mas o uso da PSN Store não foi possível, assim como a jogatina em The Crew ou no modo online de Call of Duty: Advanced Warfare. O Kotaku reporta situação normal em Destiny, apesar da dificuldade para se baixar jogos ou acessar informações de usuário.
A PlayStation Network encontrava-se fora do ar desde a véspera de Natal, após um ataque de negação de serviço cuja responsabilidade foi assumida pelo grupo Lizard Squad, que já havia executado ações desse tipo nos últimos meses. Além da Sony, a Microsoft também foi atingida e viu a LIVE ficando fora do ar por diversas horas, em um golpe que, de acordo com os realizadores, foi executado para demonstrar a incompetência dos responsáveis pelos sistemas online.
Os ataques DDoS, como também são chamados, consistem em um bombardeio de servidores com milhões de solicitações falsas, de forma que eles se tornem inacessíveis devido à alta carga. Golpes desse tipo não resultam em vazamentos de dados de usuários ou comprometimentos na estrutura de segurança dos serviços atingidos.