A ideia de união de Assassin’s Creed Unity não está apenas no título. Ela aparece na forma de um modo cooperativo que, no novo game da saga, substituirá completamente o multiplayer competitivo bastante divertido, uma característica presente em todos os títulos da série desde 2010. Dessa vez, porém, os jogadores terão que se contentar em trabalhar juntos, e não uns contra os outros.
Quem explicou é o designer de fases Bruno St-André. De acordo com ele, todos os esforços que seriam utilizados na criação de um mata-mata online estão sendo concentrados na montagem de experiências focadas para a jogabilidade cooperativa. Segundo ele, em entrevista ao GamingBolt, essa foi uma decisão tomada logo no início do ciclo de desenvolvimento do título.
Foram as lutas que sofreram as maiores alterações, já que agora, elas precisam funcionar bem com o jogador sozinho ou acompanhado. O privilégio foi dado ao pensamento estratégico por meio de mudanças no sistema de inteligência artificial. O mesmo vale para os momentos de furtividade, com usuários trabalhando em conjunto para garantir assassinatos silenciosos, mas não menos violentos.
Mais do que isso, a inclusão de um coop online vem para atender a um pedido dos fãs, quase tão antigo quanto a existência do próprio multiplayer competitivo. De acordo com o designer, são comentários que existem desde Assassin’s Creed Brotherhood e que a Ubisoft espera, agora, atender com a qualidade necessária.
AC Unity chega às lojas em 28 de outubro. É o primeiro jogo da franquia desenvolvido inteiramente para a nova geração, com lançamento marcado no PC, PlayStation 4 e Xbox One.