Foi marcada para o dia 27 de maio a primeira audiência pública sobre o setor de jogos, um projeto encabeçado pelas deputadas Luciana Santos (PCdoB – PE) e Alice Portugal (PCdoB – BA). Na ocasião, membros do governo e da indústria de games e tecnologias irão discutir sobre possibilidades de fomento do desenvolvimento local de títulos e outras questões relacionadas ao mercado.
O mercado nacional é hoje um dos cinco maiores do mundo, mas ainda está bem atrasado quando o assunto é a produção local. É justamente isso que as responsáveis pelo projeto desejam ver mudando, através de parcerias com o governo federal e instituições privadas que incentivem os desenvolvedores independentes e levem para o mundo as propostas de jogos criadas no Brasil.
De acordo com as informações da Info, estarão presentes na audiência o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clélio Diniz; o secretário de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Marcos André Rodrigues de Carvalho; e o diretor do Departamento de Indústria, Ciência e Tecnologia da Secretaria de Telecomunicações, José Gustavo Gontijo.
Do setor privado, participam empresas como Apple e Google, além da ACIGAMES, entidade que representa o mercado varejista e os desenvolvedores nacionais de jogos, e também é uma das responsáveis por encabeçar o projeto. A audiência pública acontece em Brasília, no Plenário 13 da Câmara dos Deputados. O acesso é livre a qualquer cidadão, mas a presença deve ser confirmada pelo email cctci.decom@camara.leg.br.