Quando Battlefield Hardline foi anunciado, muitos fãs veteranos da franquia se preocuparam com a mudança de tema. Saem os grandes combates militares e os equipamentos bélicos, entram a luta contra o crime, os assaltos a banco e as forças policiais especializadas. O tema “menor”, para muitos, poderia transformar o novo game da série em algum um tanto quanto genérico, com um fator épico reduzido. Quem jogou o game na BGS, porém, viu que nada disso aconteceu.
O game ocupava um dos maiores espaços no estande Warner Bros., o que de antemão já entregava sua dimensão. Ao melhor estilo das velhas lan houses, os visitantes eram colocados em um combate conectado localmente, no modo Hotwire, e jogavam com bandidos e policiais que estavam ali, logo ao lado. Eram 16 jogadores, oito de cada lado, e um extenso mapa cheio de veículos.
São as máquinas as grandes vedetes da modalidade, mantendo uma das grandes tradições da franquia e também um de seus principais diferenciais. Em Hotwire, as bases e bandeiras são substituídas por carros, que devem ser capturados pelos bandidos e levados para um local determinado no mapa. Os policiais devem impedir que isso aconteça, assassinando os inimigos e usando de estratégia para recuperar a posse dos veículos.
Jogar do lado do crime, aqui, parece ser bem mais interessante, já que eles possuem um objetivo específico. A ação dos mocinhos, porém, depende diretamente da ação dos oponentes. Não é possível tomar posse permanente dos carros, mas no controle deles, dá para espalhá-los pelo mapa ou, então, ficar passeando pelo mapa desviando dos inimigos.
A jogabilidade parece funcionar melhor quando existe uma estratégia. Os bonzinhos podem, por exemplo, combinar um ponto determinado no mapa e tentar levar todos os carros para lá, contendo juntos o avanço inimigo e concentrando todos os prêmios em um único ponto. O problema é que, assim como vimos na BGS, nem sempre é esse tipo de abordagem que é realizada, o que acaba tornando as partidas de Hotwire pouco direcionadas para quem joga com os paladinos da lei.
“Momentos Battlefield”
Além de desenvolver Battlefield, a Electronic Arts também é responsável por Need for Speed, uma das principais franquias de corrida da atualidade. Essa experiência transparece completamente em Hardline, unindo a já ótima jogabilidade da série de tiro com os momentos intensos do irmão de empresa.
No mapa Gator Hunt, que estava disponível na feira, isso se traduz em muitas rampas, caminhos alternativos e adrenalina sobre rodas. No entorno do cenário, estão estradas mais convencionais, mas é no centro dele que acontece o grosso da ação. Dá para entrar em um pântano, saltas sobre pontes de madeira e abrir espaço em meio a grupos de árvores, criando perseguições cinematográficas e bastante intensas.
A variedade de veículos também ajuda nisso. Não são apenas os carros tunados que aparecem no modo Hotwire, temos também motos e caminhões. Cada máquina tem sua peculiaridade e, sendo assim, exigem abordagens diferentes. Aqui entra em cena também um elemento de balanceamento, já que levar uma van até o ponto indicado não é tão fácil quanto um muscle car, por exemplo.
A disposição de veículos e rotas pelos cenários também incentiva os jogadores a agirem de forma cooperativa. Em diversos momentos da demo, vimos aliados fazendo a gentileza de aguardarem um pouco antes de saírem fritando os pneus, para que um companheiro pudesse entrar no veículo e atirar enquanto o amigo dirige. Assim, fica mais fácil de impedir o avanço dos bandidos ou, então, proteger o aliado criminosos dos policiais.
Durante uma de nossas seções com a demo, um momento em particular saltou aos olhos. O grupo inimigo, em vez de seguir as regras do jogo e levar os carros ao ponto indicado no mapa, começou a uni-los em uma das pontes do lugar, até bloqueá-la completamente. Lá, eles criaram uma armadilha para os policiais, que seguiam como loucos de olho no mapa e encontravam pela frente uma grande bateria de disparos, quando os ladrões se escondiam atrás dos próprios carros-objetivos.
O que fica é a sensação de que temos aqui um Battlefield como qualquer outro, só que renovado. Pelo que sentimos durante a BGS 2014, a mudança de cenário e abordagem agradou ao público e trouxe um fôlego renovado ao título, apostando em uma temática muito mais próxima dos jogadores. Ainda assim, é a guerra de sempre, mas em um novo cenário.
Battlefield Hardline chega no ano que vem para PC, PlayStation 4, Xbox One, Xbox 360 e PS3.