Lembra-se de que, com o lançamento do Vita, a Irrational Games prometeu lançar um BioShock exclusivo para o portátil? Pois é, o tempo passou, o estúdio fechou e ninguém nunca mais falou sobre o assunto. E eis que Ken Levine, criador da franquia, decidiu quebrar o silêncio e comentar um pouco mais sobre o título.
Primeiramente, ele não trouxe boas notícias. Em seu perfil no Twitter, Levine afirmou que, em seu último contato com o projeto, a 2K e a Sony não conseguiam chegar a um consenso sobre o desenvolvimento do título. Ele ainda brincou com a situação, dizendo que as duas empresas pareciam muito mais otimistas com tudo isso em 2011, quando o título foi anunciado.
O produtor ainda completou dizendo que gostaria ele mesmo de fazer este BioShock portátil, mas que todas as questões legais em decorrência do fechamento da Irrational, no início deste ano, o impedem.
Mas como seria?
Diante disso, um usuário no Twitter questionou Levine sobre como ele havia imaginado o game no PlayStation Vita, uma vez que ele já havia dito anteriormente que não se tratava de uma adaptação dos jogos anteriores, mas de algo inédito.
Segundo Ken Levine, sua ideia inicial era trazer algo mais ao estilo do clássico Final Fantasy Tactics situado em Rapture antes de sua queda. Para ele, que se diz um grande fã de jogos em turno, a proposta era exatamente era trazer um formato que funcionasse bem com o conceito do Vita e que não comprometesse a experiência de maneira alguma.
Infelizmente, por mais promissor que seja esse projeto, é uma pena que ele dificilmente saia do papel — pelo menos da forma como ele foi imaginado inicialmente. E é bem provável que a disputa entre 2K e Sony seja exatamente sobre o estilo adotado, já que uma deve querer se manter fiel à proposta de Levine enquanto outra algo mais próximo daquilo que vimos nos demais jogos da série.
Enquanto isso, a gente continua sonhando com o que poderia ser.