Em uma medida voltada para melhorar o equilíbrio do game e a saúde da comunidade, a Blizzard anunciou o banimento – em alguns casos, permanente – de milhares de contas de usuários suspeitos de utilizarem bots durante as partidas. Os softwares seriam capazes de prever os baralhos e estratégias dos adversários ou jogar automaticamente, “farmando” recursos.
Ambas são atitudes proibidas de acordo com as diretrizes do game e vinham sendo alvo de reclamações por parte de diversos jogadores. Após análise, a Blizzard tomou as primeiras atitudes e suspendeu boa parte dos usuários suspeitos até o ano que vem, enquanto realizou o banimento permanentemente de outros, que tiveram a utilização de robôs confirmada.
Mesmo aqueles impedidos temporariamente de jogarem estão avisados que, caso sejam denunciados ou flagrados novamente utilizando o recurso, terão seu acesso bloqueado definitivamente e sem aviso prévio. Para a desenvolvedora, o fair play é o elemento essencial na experiência com Hearthstone e, sendo assim, o uso de métodos de trapaça não é tolerado.